Por O Dia
Saquarema - A Defesa Civil de Saquarema comunicou que, por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira, o município encontra-se em Estágio de Alerta, tendo registrado em 24 horas o acumulado de 242 milímetros. Esta medida acumulada é muito superior à média para todo o mês de setembro, que é 200 milímetros.
Ainda conforme informações da Defesa Civil, é sempre extremamente importante garantir a segurança da população prevenindo acidentes e desastres; Identificando fragilidades na estrutura da residência; Procurar um abrigo seguro, evitar coberturas metálicas frágeis e não ficar abaixo ou próximo de árvores; Não parar (nem estacionar veículos) debaixo de torres de transmissão elétrica; Não subir em telhados. Os reparos devem ser feitos por profissionais especializados e com equipamentos adequados para evitar quedas; Evitar contato com a água de inundação, pois o risco de contaminação é grande; Evitar atravessar locais alagados de carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado por correnteza ou de cair em bueiros ou buracos formados pela erosão; Fechar bem janelas e portas, evitando canalização de ventos no interior de sua residência; Desligar os aparelhos elétricos e fechar o registro da água e do gás; Se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos; Evitar o deslocamento para regiões afetadas; Se morar em área de risco, abandonar o local com antecedência; Separar os documentos importantes e embalar em sacos plásticos; Ao sair, desligar a chave geral de eletricidade, água ou gás; Se ficar isolado em local inseguro chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.
Publicidade
A Defesa Civil de Saquarema, juntamente com a Secretaria de Transporte e serviços Públicos, está com todas as equipes nas ruas, em atendimento às demandas. A Defesa Civil também emite alertas de prevenção via celular por meio de SMS. Para se cadastrar, basta o morador enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.
Em caso de emergência e desastres, a população pode ligar para a Defesa Civil nos telefones 199 e 2651-0199. Já para salvamentos e socorros, os chamados devem ser feitos para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.