Fornecendo informações sobre os riscos de doenças provocadas pelo fumo, ativo ou passivo, o programa também oferece tratamento para quem deseja abandonar o hábito de fumar.
O tratamento é subdividido em triagem, avaliação clínica e terapia cognitiva comportamental (TCC) em grupo e/ou individual, acompanhamento para a manutenção da abstinência e conta com uma equipe de profissionais capacitados pelo INCA e pelo Ministério da Saúde. O acompanhamento é feito por uma psicóloga, três enfermeiras e uma farmacêutica e tem duração de 12 meses.
A abordagem não farmacológica, na qual são fornecidas informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar; e a farmacológica, da qual faz parte a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), aplicadas em conjunto trazem os melhores resultados. A taxa de êxito deste tratamento, cujo desfecho pretendido é a abstinência da nicotina, é de aproximadamente 80%.
O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos. Os fumantes também parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos e cigarros eventualmente contaminados com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Ao parar de fumar em qualquer momento, o tabagista usufruirá de muitos benefícios, desfrutando de uma qualidade de vida muito melhor.
A Unidade do Tratamento do Tabagismo da Secretaria de Saúde de Saquarema fica na Rua Adolfo Bravo, 38, e atende de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. O tratamento, que é totalmente gratuito, também disponibiliza a medicação para tratar a dependência química desenvolvida pelo consumo da nicotina.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.