Voluntários do projeto Sangue Bom SaquaremaDivulgação

SAQUAREMA – Com o objetivo de salvar vidas, o projeto Sangue bom Saquarema reúne pessoas de Saquarema, na Região dos Lagos, interessadas em doar sangue.

Criado em 2014 por Fábio Silva, o projeto reúne voluntários que realizam doações de sangue em hemocentros, bancos de sangue que estiverem com o estoque baixo ou sempre que houver a urgência de uma doação para uma pessoa específica, em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Voluntários do projeto Sangue Bom Saquarema - Divulgação
Voluntários do projeto Sangue Bom SaquaremaDivulgação


O Sangue bom Saquarema atualmente conta com 700 doadores cadastrados que se deslocam em média, duas vezes por semana, percorrendo hemocentros e bancos de sangue de ônibus, vans ou até mesmo de carros particulares para ajudar quem precisa.
- Já temos um grupo forte com aproximadamente 700 pessoas, mas sempre buscamos mais doadores. A pandemia fez crescer muito o número de pessoas necessitando de doação de sangue, então quanto mais voluntários melhor – disse o idealizador do projeto.
Voluntários do projeto Sangue Bom Saquarema - Divulgação
Voluntários do projeto Sangue Bom SaquaremaDivulgação
Além de doadores, o projeto também busca por parceiros.
- Nosso projeto está sempre em busca de parceiros e apoiadores. Para o deslocamento dos voluntários, realizamos uma vaquinha para pagar o ônibus ou os próprios doadores custeiam suas passagens, também contamos com o apoio de amigos que são donos de vans e que nos cobram apenas o combustível – contou Fábio.
Voluntários do projeto Sangue Bom Saquarema - Divulgação
Voluntários do projeto Sangue Bom SaquaremaDivulgação

Quem quiser se tornar um doador de sangue fazer contato pelo Instagram do projeto no @sanguebomsaquarema, através do e-mail: Sanguebomsaquarema@hotmail.com ou falar com o Fábio Silva através do telefone (22) 97400-8285


Quem pode doar?
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Para ser um doador é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, sendo jovens com 16 e 17 anos precisam apresentar autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Voluntários do Sangue bom Saquarema - Divulgação
Voluntários do Sangue bom SaquaremaDivulgação