Professor Maurício e a diretora Luciana Ferreira.Divulgação

SAQUAREMA – O projeto Gethomn - Grupo de Estudos e Trabalhos para Conscientização e Valorização do Homem e da Mulher Negra, vem mudando a vida de crianças e adolescentes negras na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Criado em 2008 por Mauricio Oliveira, mais conhecido na região por Professor Maurício, o projeto já beneficiou cerca de mil alunos desde sua fundação.
Alunos do projeto - antes da pandemia  - Divulgação
Alunos do projeto - antes da pandemia Divulgação


_ Minha irmã criou um grupo de estudos dentro da Universidade Federal Fluminense e me introduziu na militância, após a morte dela, continuei com o grupo de estudos, mas voltado para a valorização da pessoa negra – contou Maurício.

Além de preparar os adolescentes para o mercado de trabalho, o projeto busca trabalhar a conscientização de negritude nos jovens inscritos.
bonecas abayomi - Divulgação
bonecas abayomiDivulgação


- Uma criança consciente de sua origem estará mais preparada para combater o racismo. Só com essa conscientização é que eles poderão lutar contra o racismo e as diversas formas de discriminação existentes em nossa sociedade – contou Luciana Ferreira, que atua como Assistente Social e diretora do projeto.

Em busca de empresas parceiras, a ONG sobrevive com o apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema e com doações enviadas pelo Movimento Negro Unificado.

- Atualmente contamos com a ajuda de quatro instrutores e alguns voluntários para tocar o projeto. Hoje, trabalhamos com 60 crianças, se tivéssemos mais apoio esse número com certeza seria maior – disse Professor Maurício.
Aulas de reforço escolar no projeto Gethomn - Divulgação
Aulas de reforço escolar no projeto GethomnDivulgação


Localizado no bairro do Rio de Areia, o Gethomn que também é um ponto de cultura, registrado pelo Governo Federalatende crianças e adolescentes até os 17 anos. Lá, os alunos participam de aulas de dança, capoeira, dança afro, futebol, cinema, contação de histórias afro/ indígena, oficina de pintura, produção de bonecas abayomi, percussão e aulas de reforço escolar.

Transformando vidas

No projeto desde pequenas, as jovens Jozelane de Souza, de 16 anos e Larissa Martins, de 14 anos são a prova de que o Gethomn tem o poder de transformação na vida de jovens negros. As duas são voluntarias e dão aulas de reforço para crianças em fase de alfabetização.
Voluntárias Larissa Martins e Jozelane de Souza - Divulgação
Voluntárias Larissa Martins e Jozelane de SouzaDivulgação


- Estou aqui no projeto desde os 7 anos, praticamente cresci e aprendi muito aqui. Sempre fui atuante no projeto participando de várias atividades. Senti que deveria ajudar de alguma forma a mudar a vida dessas crianças – contou Jozelane.

Aulas de reforço escolar no projeto Gethomn - Divulgação
Aulas de reforço escolar no projeto GethomnDivulgação

- É tudo muito novo, nunca havia dado aula, mas é incrível poder ajudar uma criança a ler e a escrever, é muito legal ver o progresso deles – disse Larissa.

Quem tiver interesse em apoiar o Gethomn pode fazer contato pelas redes sociais do projeto, no Instagram @gethomn_ ou no Facebook no Gethomn-Saquarema-RJ, ou pelo telefone (22) 2653 – 2193.