Obra da Barra franca em Saquarema foi iniciada em 2001Reprodução internet
Desde o início das obras de construção da Barra Franca, em 2001, muitas pedras foram deslocadas e passaram a impedir o tráfego dos barcos, dificultando, também, a entrada de água na Lagoa. O deslocamento das pedras também oferece riscos aos pescadores locais.
“Durante reuniões no gabinete, os pescadores me apresentaram os riscos que enfrentavam diariamente, além dos prejuízos que as pedras causavam nos barcos. Intervimos, junto ao Estado, para que a obra pudesse ser realizada, buscando uma solução para este problema”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.
A primeira etapa das intervenções consistirá no início da mobilização do canteiro de obras para o recolhimento das pedras soltas que atrapalham a entrada de água e embarcações na Lagoa de Saquarema. O prazo inicial para conclusão da obra é de seis meses.
“Hoje assinamos o contrato para o início das obras no Canal. São ações importantes que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores e dos pescadores da região. É uma determinação do Governador Cláudio Castro esse olhar atento às necessidades ambientais de cada município e é assim que estamos trabalhando”, destaca o secretário Thiago Pampolha.
Desde 2001, sucessivas obras para a construção da Barra Franca foram feitas para garantir o fluxo das águas de forma permanente. O projeto requereu muitos estudos e, finalmente, foi construído um molhe de pedras de 150 metros de comprimento. Só que a obra, que custou mais de 52 milhões de reais, nunca foi concluída. O contrato firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a construtora Carioca Engenharia está, atualmente, em processo de rescisão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.