Espaço foi reaberto ao públicoDivulgação

A Prefeitura de Saquarema, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, reabriu o sítio arqueológico Sambaqui da Beirada para visitação pública e agendamentos. O espaço, que estava fechado desde janeiro por conta da pandemia, é a primeira exposição arqueológica ao ar livre de sambaquis no Brasil.
A visitação tem entrada gratuita - Divulgação
A visitação tem entrada gratuitaDivulgação

Durante escavações realizadas para estudo, foram encontrados artefatos de pedra, lâminas feitas de quartzo, dentes e vértebras de tubarão, vestígios de fogueira e ossadas humanas, memória da remota ocupação de Saquarema, hoje disponível à apreciação de todos.
Local estava fechado por conta da pandemia - Divulgação
Local estava fechado por conta da pandemiaDivulgação

O sítio e a visitação

Os povos que viveram no Sambaqui da Beirada eram pescadores, coletores e caçadores. Em forma de meia colina, o sítio, cuja datação é de 4.520 anos e a área total de 1.890 m², é coberto por ubatãs de grandes dimensões, além de espécies como camboins, figueiras e cactáceos armazenadores de água.
Local estava fechado por conta da pandemia - Divulgação
Local estava fechado por conta da pandemiaDivulgação
A visitação, com entrada gratuita, pode ser realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Grupos somente com agendamento prévio pelo e-mail cultura@saquarema.rj.gov.br. O sítio fica na Rua do Sambaqui da Beirada s/nº, no bairro de Barra Nova.