Rampas da Serra do Matogrosso, em Saquarema, podem ser declaradas Patrimônio Desportivo e Turístico do Estado do Rio de JaneiroDivulgação/Prefeitura de Saquarema

O projeto de lei nº 6249/2022, declarando como Patrimônio Desportivo e Turístico do Estado do Rio de Janeiro as rampas de voo livre da Serra de Matogrosso, em Saquarema, foi oficializado na sexta-feira (5), no Diário Oficial Estado. A autoria é do deputado estadual saquaremense Pedro Ricardo. Com a aprovação do projeto, a cidade será ainda mais valorizada pelos entusiastas dos esportes aéreos, principalmente do voo livre, incrementando o turismo de toda a Região do Lagos.


A Serra do Matogrosso, em Sampaio Corrêa, 3º Distrito de Saquarema, já é conhecida na região por seus diversos desdobramentos turísticos e esportivos, com suas cachoeiras, trilhas, paredões para rapel e, ainda, as 3 rampas de acesso ao voo livre, consideradas por especialistas e praticantes perfeitas para a prática do esporte. Em abril deste ano, as rampas receberam um dos maiores eventos de voo livre do mundo: o 11° Campeonato Mundial de Paramotor Clássico FAI, sediado pela primeira vez em uma cidade nas Américas.

Diversas vertentes esportivas

“Desde criança frequento a Serra do Matogrosso e vou assistir aos saltos e voos dali. É um verdadeiro espetáculo. Um dos lugares do nosso estado considerado mais perfeito para a prática desse esporte. A localidade também já é conhecida na região por ter uma beleza natural incomparável, com cachoeiras, trilhas, onde o pessoal faz cavalgadas, passeios de bike e muito mais. A visão que temos a partir dessas rampas é deslumbrante, e os esportistas dizem que as condições de voo dali são perfeitas, o que me fazem acreditar nesse potencial para movimentar ainda mais o turismo e o esporte na Região dos Lagos”, declarou o deputado Pedro Ricardo.

Saquarema é conhecida por suas mais diversas vertentes esportivas, que já lhe garantiram os “títulos” de Capital Nacional do Surf e de Casa do Voleibol Brasileiro. Além das condições perfeitas das ondas para a prática do surf e de estar recebendo cada vez mais competições, inclusive internacionais, de vôlei de praia, o município oferece lagoas e vento ideais para canoagem, SUP e kitesurf e, a partir do tombamento das rampas da Serra do Matogrosso, provavelmente, será reconhecida, também, como lugar favorável à prática de algumas modalidades de esportes aéreos.

“A chancela das rampas da Serra de Matogrosso como Patrimônio Desportivo e Turístico do Estado vai ao encontro da consagração do município de Saquarema como lugar ideal para a prática de vários esportes, o que vem acontecendo de uns tempos para cá. A existência de locais de alto nível e recomendados para práticas esportivas é muito importante para a captação de um turismo nacional e internacional de alta qualidade, capaz de multiplicar essa informação, gerando a divulgação dos atributos do município mundo afora e o consequente aumento do fluxo de turistas. O processo resulta em aquecimento no comércio e na rede hoteleira locais, com benefícios para todos”, comemorou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

O projeto de lei declarando como Patrimônio Desportivo e Turístico do Estado do Rio de Janeiro as rampas de voo livre da Serra de Matogrosso aguarda ingresso na pauta de votação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.