Com festa de Réveillon cancelada, Teresópolis promove campanha sobre proibição de queima de fogos
Lei Municipal proíbe a soltura de fogos de artifício com estampidos com penas previstas conforme a prática de crimes contra o meio ambiente
Campanha pede que as pessoas respeitem a lei e não soltem fogosDivulgação
Por O Dia
Seguindo as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, a tradicional festa de Réveillon que acontece anualmente na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro de Teresópolis, foi cancelada. Além disso, desde 2019 está proibido no município a soltura de fogos de artifício com estampidos e explosões, não havendo mais a tradicional queima de fogos na Colina do Mirante, na Fazendinha.
No município não estão permitidos eventos de nenhum tipo que gerem aglomerações e também não foi definida nenhuma programação especial de forma virtual para marcar a virada de ano. No entanto, como ocorreram manifestações de fogos durante as festividades de Natal, Teresópolis antecipou o lançamento da campanha que alerta que tal prática é crime e que coloca em risco a saúde dos animais e de pessoas mais vulneráveis.
Campanha alerta para o risco à saúde de animais e pessoas mais vulneráveis Divulgação
A campanha destaca que, conforme a Lei Municipal 3.750/2019, é proibido soltar fogos de artifício com estampidos e explosões, assim como qualquer outro artefato pirotécnico de efeito sonoro em toda a área do município, inclusive espaços privados. A pena para quem infringir a lei é determinada conforme a lei federal, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.