Em busca de boas práticas governamentais, equipe de Mesquita vem a TeresópolisBruno Nepomuceno
Viés do Pra Cima Terê - Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos lançado em 2020 pela Gestão Municipal, o ‘Compre em Terê’ investe na criação de ambiente favorável para os negócios e potencializa a participação das empresas da cidade nas contratações e aquisições realizadas pela Prefeitura.
Recepcionada pelos secretários municipais Fabiano Latini (Fazenda), Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e Lucas Pacheco (Administração), acompanhado da coordenadora do Departamento de Suprimentos e Licitações, Eduarda Brandão, a comitiva visitou o Espaço do Empreendedor, o SINE e o setor de licitações.
“Esse intercâmbio é excelente oportunidade para os municípios conhecerem iniciativas bem sucedidas para futura implantação, sempre buscando o que há de melhor em gestão pública e prestação de serviço à população. Já estive em Mesquita conhecendo suas rotinas, pois o município é considerado referência em gestão tributária e transparência de dados públicos”, destacou o secretário Fabiano Latini.
O grupo veio acompanhado por Marcos Sá, consultor do SEBRAE-RJ. “A licitação é uma área importante para gerar desenvolvimento, pois injeta recursos na economia, e em Teresópolis ela é muito eficiente. Não é à toa que a cidade é reconhecida como referência em desenvolvimento através das compras públicas”, opinou.
Subsecretária de Orçamento e Finanças da Prefeitura de Mesquita, Debora Moreira disse que o foco do seu município é o desenvolvimento econômico. “Queremos que os nossos fornecedores possam fazer negócios com a Prefeitura de Mesquita, para que o dinheiro das nossas compras permaneça na cidade, como Teresópolis faz. Porque o dinheiro é nosso e se ele circular dentro da cidade, a gente alcança o desenvolvimento econômico”, pontuou. “A visita foi ótima, gostei muito da estrutura de Teresópolis. Saímos daqui com muitas idéias para colocar em prática no nosso munic&ia cute;pio”, acrescentou Alanderson Silveira, subsecretário de Compras, Serviços e Logística.
O coordenador de Licitação e o agente da comissão de Licitação de Mesquita consideraram a visita técnica produtiva. “Vimos as boas práticas implementadas nessa troca de experiências e vamos adaptar algumas à nossa realidade para melhorar as práticas de gestão no nosso município”, disse Reidel Ortiz. “A realidade do que hoje é implementado no município de Teresópolis mostra que Mesquita está no caminho certo, mas que ainda tem o que adequar e aprimorar. Importantíssima essa visita”, ressaltou Jones Elias Souza.
Também acompanharam a visita o agente de contratações do Departamento de Compras de Mesquita, Rafael Moutinho de Deus, e o pregoeiro Ramon Flores Ferreira Rios.
O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis se despediu do grupo agradecendo a visita. “Teresópolis passou a ser referência no estado nos procedimentos licitatórios, na transparência e especialmente na atração dos pequenos negócios para fornecimento para a administração pública. Mostramos nosso trabalho e explicamos que a gestão do Prefeito Vinicius Claussen tem apenas 4 anos e está em processo de maturação, de implantação de processos eletrônicos e de mapeamento de rotinas. Também vimos o que Mesquita tem de boas pr&aacu te;ticas. Tivemos uma experiência muito positiva, agradeço a equipe técnica pela visita”, finalizou Lucas Guimarã
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.