Vacina deve ser aplicada por via subcutânea, na tábua do pescoço, na dosagem de 2 ml por animalDivulgação/Agência Brasil

Três Rios - Três Rios iniciou a vacinação contra a febre aftosa no último dia 1º de Maio. Todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses são obrigados a tomar a vacina. Conforme a Secretaria de Agricultura, os produtores devem entregar a declaração de vacinação dos animais no Núcleo de Defesa Agropecuária de Três Rios, o NDA-TR.
“A campanha vai durar nessa primeira etapa todo o mês de maio, a obtenção de altos índices de imunização dos animais é importante para avançarmos rumo à retirada da vacina, ficando livre de vacinação. A vacina deverá ser feita por via subcutânea, na tábua do pescoço, na dosagem de 2 ml por animal”, explicou José Schmitz Neto, secretário de Agricultura.
As vacinas podem ser adquiridas em estabelecimentos credenciados pelo NDA-TRÊS RIOS, respeitando os devidos prazos para sua aquisição (1º de maio a 31 de maio, prazo que termina a primeira etapa da campanha).
O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Para saber mais sobre, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo e-mail agricultura@tresrios.rj.gov.br ou no núcleo de Defesa Agropecuária, pelo telefone (24) 2251-5690.