Foto tirada do mirante da Fazenda Aliança Agroecológica, em Barra do Piraí - Diego Mendes
Foto tirada do mirante da Fazenda Aliança Agroecológica, em Barra do PiraíDiego Mendes
Por O Dia
Conhecido por seu turismo em crescente desenvolvimento, o Vale do Café contempla 15 cidades do Vale do Paraíba Sul Fluminense. A apuração das Eleições 2020 foi encerrada em todas elas, mas duas ainda dependem de julgamentos de registros para que tenham os próximos prefeitos definidos.

Conforme já informou O Dia, Severino Dias (DEM) foi reeleito em Vassouras, com 60% dos votos. Na vizinha Valença, Fernandinho Graça (PP) também terá mais quatro anos de mandato. Com 46% dos votos, ele venceu Fábio Ramos (PSC), que ficou com 44%.

O candidato que conquistou a maior porcentagem de votos na região foi André Português (PSC), reeleito em Miguel Pereira com 83%. A vizinha Paty do Alferes também reelegeu seu prefeito, Juninho Bernardes (PSC), que ganhou com 51%. 

As outras cidades do Vale do Café que reelegeram prefeitos foram Barra Mansa (Rodrigo Drable, do DEM, com 51% dos votos), Rio das Flores (Vicente Guedes, do DEM, com 75%), Barra do Piraí (Mario Esteves, do Republicanos, com 47%), Pinheiral (Ednardo Barbosa, do PSC, com 54%), Rio Claro (Professor José Osmar, do PSC, com 58%) e Paracambi (Lucimar do Doutor Flávio, do PL, com 52%).

Em Volta Redonda, o ex-prefeito Neto obteve 57% dos votos. Conforme informou O Dia, é necessário aguardar julgamento de embargo de declaração para saber se o candidato do Democratas vai assumir o cargo. O mesmo acontece em Paraíba do Sul, cuja candidatura de Dayse Onofre (PL) está sob júdice - ela obteve a maioria dos votos, 35%.

Os demais municípios do Vale do Café que terão novos prefeitos a partir de 1º de janeiro são Três Rios (Joa, do PL, venceu com 45% dos votos), Mendes (Jorge Henrique, do Solidariedade, com 31%), Engenheiro Paulo de Frontin (Maneco Artemenko, do PSDB, com 48%) e Piraí (Tutuca, do PSC, com 59% dos votos).