O grupo com enfermidades crônicas não faz parte do indicador do Ministério da Saúde, mas está inserido nas estratégias da administração municipal que pretende vacinar o maior número possível de pessoas em Volta Redonda.
A Secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, afirmou que na cidade, 95% do público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde já foi imunizado.
“Na sexta-feira esperamos atingir o total de pessoas que precisam ser imunizadas na cidade. E, mais uma vez, estaremos vacinando em sistema de drive thru para evitar aglomeração de pessoas”, disse a secretária.
Ainda segundo Flávia Lipke, apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, a vacina contra a gripe aumenta a imunidade do grupo de risco e reduz a circulação do vírus Influenza. A vacinação também vai ajudar a diferenciar a gripe e a covid-19 e, em casos da doença, impede uma sobrecarga do sistema respiratório, que agravaria os sintomas em um eventual ataque do coronavírus.
“A vacinação contra a Influenza ajuda também a evitar o agravamento de doenças respiratórias e, consequentemente, do atendimento na nossa rede de saúde, evitando a necessidade de uma possível internação. Por isso, é tão importante aproveitar para vacinar.”, disse o prefeito.