MEP anuncia novidades na semana do Meio Ambiente em Volta Redonda
MEP anuncia novidades na semana do Meio Ambiente em Volta RedondaDivulgação/
Por O Dia
Volta Redonda - A equipe ambiental do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) anunciou mais um importante passo relativo à Pedreira da Voldac, após receber o relatório apresentado pelo DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais) sobre o local.
“O relatório do DRM é excelente. Empodera nossa proposta de proteção e criação da Unidade de Conservação (UC) na Pedreira da Voldac”, comentou a professora Sílvia Real, mestre em Geociências (UNESP), ex- coordenadora da equipe ambiental do Movimento, idealizadora da proposta de consulta pelo MEP ao DRM-RJ da possibilidade de inclusão da Pedreira da Voldac ao ‘Projeto Caminhos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro’ (PCG).
Publicidade
A declaração da geóloga aconteceu durante reunião da equipe ambiental do MEP-VR, realizada no dia 29 de maio, convocada pelo professor Fernando Pinto, ecólogo e coordenador da equipe.
“O relatório técnico do DRM sobre a Pedreira foi muito bem elaborado cientificamente e traz, sem dúvidas, elementos que darão maior sustentação para proteção da Pedreira e seu entorno na sua Biodiversidade e Geodiversidade. Com toda certeza o fato vai potencializar nossas proposições aos poderes públicos”, falou Fernando.
Publicidade
Durante a reunião de trabalho, foram discorridos alguns pontos do relatório encaminhado ao MEP-VR no dia 26/05/2021, dentre eles:
- O MEP encaminhou pedido oficial ao DRM em setembro/2020 solicitando “Apoio técnico para produção de painéis do Projeto Caminhos Geológicos no esperado, 1° Monumento Natural de Volta Redonda – RJ”. Geólogos do órgão estadual realizaram primeira vistoria técnica no dia 11 de março de 2021 no local para estudo de viabilização de implantação de Painel Institucional do PCG.
Publicidade
- O fato mais relevante seria a necessidade de adequação do local: “Para tornar o local apropriado para implantação de uma placa do Projeto Caminhos Geológicos é preciso que haja sinergia entre os interesses privados e públicos para a liberação da área.” A área pertence ao município, porém foi identificada uma solicitação de direito minerário para a pesquisa da substância mineral ‘saibro’ por uma empresa da região em 2017.
- O relatório apontou características geológicas e hidrogeológicas importantes, e a recomendação do relatório para o local seria uma atividade que se proponha a "recuperar a área e ressignificá-la para a sociedade como um todo, inclusive pelo fato de que o Rio Paraíba do Sul é submetido a muitas pressões antrópicas ao longo de seu curso".
Publicidade
Após discussão de todo escopo do relatório de nove páginas, a equipe aprovou e enalteceu o trabalho dos geólogos Gabriel Lamounier de F. Fernandes e Marcelo Lyra Parente, do Departamento de Recursos Minerais, ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
“Realmente o trabalho tem um peso científico, que certamente provocará aprofundamento de estudos para o local e validação para criação da UC”, disse Fernando.
Publicidade
O Movimento irá solicitar uma reunião com a Secretária Municipal do Meio Ambiente de Volta Redonda para falar sobre o assunto.
“Hoje, a secretaria do MEP irá protocolar pedido de audiência ao Secretário Municipal do Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA), Miguel Arcanjo. Também faremos contato com o DRM-RJ para avaliar a possibilidade de estar representada na audiência a ser agendada com a SMMA”, concluiu Fernando, agradecendo a colaboração de todos.