Com chegada de doses da Pfizer, Secretaria de Saúde pretende zerar fila de comorbidades
Com chegada de doses da Pfizer, Secretaria de Saúde pretende zerar fila de comorbidades Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda divulgou que irá estender a vacinação contra a covid-19 nesta terça-feira, dia 1º, a todas as comorbidades e deficiências elencadas pelo Ministério da Saúde em pessoas a partir de 18 anos. Para receber a vacina, a pessoa terá que apresentar atestado, laudo ou receita médica de pelo menos um ano, que comprove a condição clínica. Além dos documentos como identidade, comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS, no ato da vacinação.
Nesta segunda-feira, dia 31, o município recebeu a segunda remessa de 1.170 doses da vacina Pfizer (Biontech). Com esse novo lote, a SMS pretende zerar a fila de comorbidades e avançar na vacinação para outros grupos prioritários começando pelos profissionais de educação. A Prefeitura de Volta Redonda esclareceu que para ampliar a vacinação é necessária a chegada de mais doses.
Publicidade
A primeira remessa da Pfizer foi destinada prioritariamente a imunização de gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação para esse público continua. A medida foi adotada após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspender a vacina AstraZeneca (Oxford) para mulheres gestantes.
A aplicação da vacina acontece nas Unidades de Saúde (UBS e UBSF), de 08h às 16h, exceto nas unidades dos bairros: 249, Siderlândia, São João, Vila Mury e Volta Grande.
Publicidade
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:
-Asma grave
-Anemia falciforme
-Cirrose hepática
-Diabetes
-Doentes renais crônicas
-Doenças cardíacas
-Doenças cerebrovasculares
-Doenças pulmonares crônicas
-Hemoglobinopatias graves
-Hipertensão arterial resistente grau 3, ou grau 1 e 2 com lesão de órgão-alvo
-Imunossuprimidos
-Neoplasias em quimio e/ou radioterapia
-Pneumopatias crônicas graves
-Pessoas com deficiência intelectual ou motoras graves permanentes
-Obesidade com IMC >40
-Síndrome de Down
-Transtornos do Espectro Autista