Projeto de valorização dos mercados populares é discutido em Volta Redonda
Ideia da Prefeitura e do Sebrae é revitalizar o espaço físico das lojas e oferecer treinamentos aos empreendedores
Prefeitura e Sebrae discutem projeto de valorização dos mercados populares em VR - Divulgação
Prefeitura e Sebrae discutem projeto de valorização dos mercados populares em VRDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Um projeto para valorização dos mercados populares de Volta Redonda está sendo desenvolvido pela Prefeitura, através da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) está desenvolvendo.
A iniciativa conta com a parceria do Sebrae e visa revitalizar e padronizar os espaços dos comerciantes e oferecer treinamentos para que eles possam expandir seus negócios. O grupo se reuniu na última quarta-feira, dia 2, para discutir o início do projeto.
De acordo com a equipe, as ações serão divididas em quatro etapas. A primeira prevê a capacitação para gestão de negócios (formação de preços, controle financeiro, mídias digitais e atendimento e vendas); a segunda, realização da padronização dos letreiros dos boxes, formalização de regras para os layouts e manutenção.
Já na fase três, o objetivo é desenvolver o conceito de shopping, inclusive com marketing coletivo como costumam ser realizados nesses centros comerciais: “Semana dos Namorados”, por exemplo. E na quarta e última fase, os permissionários dos boxes passariam por mais capacitações com intuito de expandir e alcançar novos mercados, dando oportunidade para outros microempreendedores.
Publicidade
“Queremos deixar esses espaços de compras mais bonitos e atrativos para os clientes, potencializando as vendas deles. Enxergamos os mercados populares de Volta Redonda como uma grande ‘incubadora de negócios’. A ideia é trabalharmos o conceito de transitoriedade. Ou seja, o microempreendedor que ali está tem condições de crescer, expandir seus negócios e abrir uma loja em outro lugar. Assim, ele cede aquele espaço inicial para outros que também querem empreender”, comentou a coordenadora do Sebrae no Sul Fluminense, Paola Tenchini.
O assessor técnico do Banco da Cidadania, também envolvido na revitalização dos mercados populares, Marcos Vinicio Lopes, falou sobre a importância de “ressignificar” esses pontos de comércio na cidade.
Publicidade
“A gente quer tirar essa ideia de camelódromo. Queremos criar um shopping horizontal. Quando o Mercado Popular foi criado lá atrás, o governo municipal agiu de forma correta, formalizou os informais, mas parou por aí. Agora queremos retomar isso e desenvolver esses locais, dando auxílio aos que já estão lá para poderem crescer e oportunizando a chance de empreender para outros”, destacou Lopes.
Volta Redonda possui quatro mercados populares: na Vila Santa Cecília, Retiro, Aterrado e Amaral Peixoto. O projeto de valorização e revitalização dos espaços será apresentado aos permissionários ainda em junho. Enquanto isso, todos os comerciantes populares da cidade foram cadastrados pelo Banco Cidadania; ao todo são 104 empreendedores.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.