Volta Redonda defende calendário único de vacinação do Estado prevendo imunização por idade Reprodução

Por O Dia
Volta Redonda - A Secretária Municipal de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, anunciou nesta sexta-feira, dia 11, que a cidade vai priorizar a vacinação contra covid-19 por idade. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O município de Volta Redonda, desde o início da campanha nacional de vacinação, seguiu o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que determinou a vacinação prioritária de determinados grupos, incluindo idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde da linha de frente de combate à covid-19, pessoas com comorbidades, deficiências e outros.
Publicidade
Porém, a SMS destacou que a vacinação por idade seria o mais adequado ao momento e defendeu essa posição na última reunião. A secretária Conceição foi uma das defensoras da proposta e fez a adesão oficial de Volta Redonda à segunda edição do Calendário Único de Vacinação da SES.
Com isso, foi estabelecida a vacinação por idade da população em geral, seguindo a ordem decrescente de idade, com a chegada de novas remessas de vacinas, que já serão destinadas a esse público.
Publicidade
Conceição comentou que o último grupo a ser priorizado conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização) será o de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
“Vamos antecipar o calendário do grupo dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, devendo esses trabalhadores serem vacinados até o final do mês de julho em nossa cidade”, disse a secretária.
Publicidade
Conceição frisou que o andamento do calendário aprovado na reunião depende exclusivamente da chegada de novas remessas.
Confira o calendário aprovado:

População em geral de 54 a 45 anos e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos – vacinação prevista para julho;
População em geral de 44 a 35 anos – vacinação prevista para agosto;
População em geral de 34 a 25 anos – vacinação prevista para setembro;
População em geral de 24 a 18 anos – vacinação prevista para outubro.