Volta Redonda inicia 1ª etapa para zerar fila por cirurgias de catarata
Pacientes com encaminhamento médico para realizar o procedimento devem procurar o DIPA, nesta 2ª feira, dia 28, entre 8h e 16h
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda inicia a primeira etapa para retomada das cirurgias eletivas de catarata a partir desta segunda-feira, dia 28, de 8h às 16h. Os pacientes que têm encaminhamento médico para realizar o procedimento, incluindo os que já fizeram a cirurgia em um dos olhos, devem entregar a documentação no DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (antigo Hospital Santa Margarida).
A princípio, os atendimentos serão voltados apenas para os pacientes que estão na lista de espera da rede pública, como explica a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.
“Os pacientes na fila de espera serão convocados para os exames pré-operatórios que começarão no dia 02 de julho e vão até o dia 05. Essa triagem médica tem por objetivo verificar as condições clínicas do paciente, sobretudo, constatar se está apto para a cirurgia”, disse a secretária.
A previsão é que as cirurgias comecem efetivamente a partir do dia 06 de julho, pois a SMS já licitou o serviço no último dia 10. Foram contratados quatro mil procedimentos e na primeira fase a meta é realizar 600 cirurgias.
Publicidade
“No mês de aniversário de Volta Redonda, a população é que vai ganhar o presente. O longo tempo sem a oferta do serviço gerou uma demanda reprimida de quase três mil pacientes. Com trabalho e dedicação, começamos a zerar esta fila no próximo mês”, disse o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.
A empresa contratada utilizará um centro cirúrgico oftalmológico móvel, em um veículo adaptado, que ficará estacionado na Ilha São João, onde vai promover os atendimentos. Para o próximo dia 05, está programada a vistoria da Vigilância Sanitária no local. As cirurgias dentro da unidade móvel seguirão as medidas de prevenção à Covid-19 e as normas de higiene e segurança estabelecidas pela Vigilância em Saúde.
Publicidade
A cirurgia é um procedimento considerado simples para trocar o cristalino, embaçado pela catarata, por uma lente artificial. Em média, a intervenção dura entre 10 a 20 minutos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.