Pedro Fernandes cumpre prisão domiciliar já que apresentou atestado de infecção por covid-19 - Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
Pedro Fernandes cumpre prisão domiciliar já que apresentou atestado de infecção por covid-19Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
Por O Dia
Rio - O Tribunal de Justiça do Rio redistribuiu para um novo relator a investigação da Operação Catarata II, que resultou na prisão do ex-secretário estadual de Educação Pedro Fernandes e da ex-vereadora e ex-deputada federal Cristiane Brasil.

Galeria de Fotos

Flávio Chadud e Marcelle Chadud à esquerda; à direita Pedro Fernandes e sua mulher Reprodução
Cristiane Brasil gravou vídeos antes de se entregar. Pedro Fernandes, com Covid-19, está preso em casa Reprodução de vídeo
O secretário de educação Pedro Fernandes Reprodução Instagram
Pedro Fernandes cumpre prisão domiciliar já que apresentou atestado de infecção por covid-19 Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
Publicidade
Como o desembargador Marco Antônio Ibrahim, do Órgão Especial do Tribunal, declarou-se impedido, o caso foi redistribuído para o desembargador Custódio de Barros Tostes. A ele caberá decidir sobre os pedidos de habeas corpus impetrados pelos acusados e se o caso volta ou não para primeira instância.
Leia: Delator diz que encontro de Cláudio Castro com empresário preso teve R$ 100 mil de propina

Pedro Fernandes foi preso no último dia 11, em sua casa, no condomínio Península, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele apresentou um atestado de que estava infectado pela covid-19 e por isso está em prisão domiciliar. A ex-secretária municipal e ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do ex-deputado Roberto Jefferson, também foi presa.
Publicidade
A Operação Catarata mira um esquema de contratação fraudulenta de empresas para serviços de assistência social com recebimento de propina por agentes públicos que variava entre 5% e 25% do valor pago pelo contrato entre 2013 e 2018. Uma primeira fase da operação foi deflagrada em julho de 2019.
No último dia 16, Fernandes foi exonerado do cargo de secretário estadual de Educação. Diante da exoneração, a Justiça determinará se seu caso será encaminhado para a primeira instância ou seguirá no Tribunal de Justiça. Na terça-feira (22), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão da ex-deputada Cristiana Brasil.
Publicidade
Brasil era pré-candidata à Prefeitura do Rio pelo PTB. Com a prisão, o candidato do partido passou a ser Fernando Bicudo, ex-presidente do Teatro Municipal, e vice na chapa de Cristiane.
 
Publicidade