Volta Redonda faz reunião com a sociedade civil para adequar lei de políticas para juventude à diretriz nacionalDivulgação

Por O Dia
Volta Redonda - A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda trabalha para modificar a Lei Municipal 4.661 de 2010, que instituiu a Política Municipal de Juventude (PMJ). A ideia é adaptar a lei municipal às diretrizes do Sistema Nacional de Juventude para que a cidade possa aderir ao Sinajuve e participar de editais para captação de recursos e adesão a projetos e programas.
O assunto foi discutido na última sexta-feira, dia 25, em reunião no Auditório da Prefeitura. Segundo a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, Volta Redonda foi pioneira no Estado do Rio de Janeiro com a criação da lei que instituiu a Política Municipal de Juventude, em 2010.
Publicidade
“A Política Municipal de 2010 deve se adequar ao Estatuto da Juventude, Lei federal 12.852/2013. E precisamos ajustar as diretrizes para que essa alteração seja adequada às juventudes de Volta Redonda”, disse.
Para integrar ao Sistema Nacional de Juventude é preciso que o município tenha uma pasta voltada para políticas para a juventude, que em Volta Redonda é a CoordJuv; o Conselho Municipal da Juventude, que também já existe no município.
Publicidade
“Também contamos com o Comitê de Articulação e Acompanhamento da Política Municipal de Juventude”, falou.
Larissa esclareceu que deverá ser criado um Fundo Municipal para a Juventude, além de implantado um calendário para a realização das Conferências Municipais da Juventude – a última realizada em Volta Redonda foi em 2015 – exigências para participar do Sinajuve.
Publicidade
“As mudanças na Lei Municipal 4.661/2010 também serão o primeiro passo para a criação do Plano Municipal de Políticas para Juventude de Volta Redonda”, acrescentou Larissa.