vereador Betinho Albertassi (PSD) apresenta requerimento pedindo informações sobre a fila de espera dos exames de mamografia em VRDivulgação

Volta Redonda - Um requerimento solicitando informações sobre a fila de espera dos exames de mamografia em Volta Redonda foi apresentado pelo vereador Betinho Albertassi (PSD). A estimativa é que o município tenha uma demanda de 17 mil mamografias por ano – para mulheres acima de 50 anos; em torno de 1,4 mil exames por mês. 
Dos três mamógrafos da cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dois estavam com defeito e o terceiro, este digital, está em manutenção. Isso afetou a fila de espera para realização do exame.
Publicidade
“As mulheres diagnosticadas com câncer de mama e que realizavam a mamografia periodicamente, a redução da mortalidade por esta doença foi de 60% em 10 anos após o diagnóstico, se comparada àquelas que não realizaram o exame regularmente. A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Precisamos de uma ação para cuidar da saúde das mulheres de nossa cidade", disse Betinho.
Ainda segundo o vereador, além dos aparelhos em manutenção, a tecnologia dos mamógrafos na cidade estaria defasada, o que atrapalha no diagnóstico preciso.
Publicidade
“Vamos buscar recursos, via emenda parlamentar, para que mamógrafos digitais sejam adquiridos”, comentou.