Gustavo Tutuca em visita a feira de artesanato no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília em VRDivulgação

Volta Redonda - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Prefeitura de Volta Redonda firmaram um termo de cooperação técnica. A medida visa facilitar ações e projetos direcionados ao segmento artesanal, através do apoio do Governo do Estado.
O Sebrae-RJ e a AgeRio também participaram do encontro com os artesãos apresentando ações que colaboram e auxiliam o artesanato. O documento foi assinado na última sexta-feira, dia 03. No mesmo dia, o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca visitou a feira de artesanato no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. Ele comentou sobre o incentivo à atividade artesanal.
“Considero muito importante a parceria das prefeituras para o fortalecimento do artesanato das cidades do interior. Em Volta Redonda, funcionários da Prefeitura serão treinados pelos profissionais do Programa de Artesanato para que possam fazer o cadastramento assistido. Dessa forma, o processo de cadastramento será agilizado, auxiliando os artesãos, que, através do seu trabalho geram receita para a região, contribuindo para o desenvolvimento social de nossa população”, falou.
Os profissionais do município de Volta Redonda também tiveram a oportunidade de realizar o cadastramento assistido para ter acesso a Carteira Nacional do Artesão.
O cadastro possibilita o acesso a microcrédito e vantagens como a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Estadual, além de capacitações, auxílio para divulgar trabalhos e benefícios com instituições parceiras, como descontos na compra de matéria-prima.