Reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 20Divulgação

Volta Redonda - Os conselheiros do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Nilton Alves de Faria, o Neném, e também o próximo presidente da casa em 2022, Sidney da Silva Teixeira, o Dinho. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 20, no gabinete da presidência.
A pauta da reunião foi sobre o aumento dos salários dos vereadores e executivos municipais. De acordo com os parlamentares, a votação seguiu um rito legal, e que os vencimentos estavam congelados, e que seguirão inalterados até janeiro de 2025.
Após explicação dos vereadores, a direção executiva do MEP, representada pelo vice-coordenador e professor Erique Barcellos, o coordenador José Maria da Silva, o Zezinho, os conselheiros: o historiador, Luiz Henrique de Castro Silva; o geógrafo, Nicholas Coutinho e a estudante do Pré-Vestibular do MEP, Larissa Brandão, apresentaram alguns argumentos dentro do contexto sociopolítico.
“A importância da instituição, Câmara como um serviço à sociedade; a grandeza da abertura do diálogo; as experiências positivas de várias Câmaras pelo país, exemplo: Florianópolis, 20%; Vilhena, em torno de 20% por 4 anos; São Paulo, 30%; Trabiju, 50%; Pinheiros, 90%. Também a contextualização matemática dos vencimentos votados, analisados por Paulo Ricardo Cardoso e Paulo Vitor, matemáticos do Movimento ao estabelecem as relações salários e percentuais. *Relação dos salários dos vereadores, ano anterior- aumento de 27,56% e relação ao salário mínimo: 2,5 salários . Representa 11,5 SM. O salário do Prefeito, no anterior: 38,41% e a relação ao salário mínimo: 4,41 salários. Representa 15,85 SM”.
Depois de ouvir os pontos apresentados, os presidentes, contra argumentaram, questionaram. Diante do pedido de um dos conselheiros que revisem o caso, o vereador Dinho sinalizou que irão em 2022 receber o Movimento para debater o tema junto às comissões da Câmara.
“Vamos colocar vocês diante das comissões, de finanças, por exemplo, e juntos debatermos a questão”, disse o vereador Dinho, próximo presidente da Casa.
A equipe do MEP considerou o encontro como proveitoso. “Foi positivo, bem proveitoso”, falou Nicholas Coutinho, conselheiro do MEP.