O prefeito Antonio Francisco Neto foi ao Rio de Janeiro para se encontrar com o governador Cláudio Castro Divulgação

Volta Redonda - O Governo do Estado liberou R$ 9,4 milhões para a construção do Hospital da Criança em um terreno ao lado do Hospital do Retiro, em Volta Redonda. O prefeito Antonio Francisco Neto esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 10, em reunião com o governador Cláudio Castro.
O recurso será disponibilizado através do Somando Forças. O projeto prevê a transferência de recursos para realização de obras de infraestrutura. A Secretaria Estadual das Cidades (SECID), responsável pela execução dos trabalhos, disse que o estado repassa 95% da verba, com contrapartida de 5% das prefeituras, que executam as intervenções e escolhem as áreas prioritárias para a aplicação do investimento.
“A maioria dessas obras são sonhos históricos dos municípios e o nosso papel é realizá-los. Agradeço aos prefeitos por não terem desistido desses projetos. A retomada da nossa economia e a melhoria da situação fiscal do estado permitem que nosso governo reative ações capazes de melhorar a vida da população”, disse o governador Cláudio Castro.
Segundo as informações do estado, as prefeituras que já participavam do programa devem ter as prestações de contas em dia e aprovadas, além de seguir todo o trâmite já previsto, para fazer jus à retomada dos projetos. Neste primeiro momento não serão possíveis novas adesões regionais.
“Nossas entregas são para os munícipes, que merecem toda atenção do poder público. O compromisso com a melhoria da qualidade de vida, por meio de obras de infraestrutura, é política do Governo do Estado”, destacou o secretário estadual das Cidades, Uruan Andrade.
As obras do Hospital da Criança que serão tocadas pela própria prefeitura foram iniciadas em 2016, mas ficaram paralisadas nos últimos anos. Com a verba liberada, os serviços serão retomados após os trâmites legais para escolha da empresa que vai executar a obra.
Além dos recursos do Governo do Estado, uma emenda de bancada proposta pelo deputado federal Delegado Antonio Furtado irá possibilitar cerca de R$ 5 milhões para custeio da unidade. A iniciativa foi aprovada pelos demais parlamentares fluminenses, e agora poderá ter seu destino efetivado.
“Teremos uma unidade especializada para cuidar de nossas crianças, o que é um sonho antigo de nossa equipe. Vamos poder ampliar os cuidados com as famílias, justamente com nossos pequenos, que são o futuro de nossa cidade. Nossa gratidão ao governador não vai prescrever”, comentou Neto.
No projeto original, o Hospital da Criança funcionará em conjunto com o Hospital do Retiro, porém terá recepção própria, consultórios de atendimento, consultório de classificação de risco, sala de medicação, sala de emergência vermelha e sala de nebulização.
Depois de concluído, o Hospital da Criança será desmembrado e funcionará de maneira independente, informou a prefeitura. Com isso, serão construídas áreas de repouso e de internação.
Governador visita o Sul Fluminense
O governador Cláudio Castro confirmou que visitará a região do Sul Fluminense neste mês de março, entre os dias 23 e 25. A cidade de Volta Redonda receberá o governador no primeiro dia da agenda, quando as obras de mobilidade urbana serão oficialmente lançadas.
O assessor especial Deley de Oliveira acompanhou o prefeito Antonio Francisco Neto durante a reunião no Rio, e falou sobre a importância das obras que serão iniciadas.
“Estamos, sem dúvida alguma, escrevendo mais um importante capítulo na história de Volta Redonda. Assim como fizemos quando construímos o Estádio da Cidadania, a Radial Leste, o Hospital Regional. Essa parceria com o Estado é fundamental para recuperação de Volta Redonda”, falou.