Decreto libera uso de máscaras em Volta RedondaDivulgação

Volta Redonda - Um decreto que desobriga o uso de máscara de proteção contra a covid-19 foi emitido nesta sexta-feira, dia 11, em Volta Redonda. A nova determinação entra em vigor no sábado, dia 12.
De acordo com o documento, o uso de máscara deixa de ser obrigatório, "em áreas abertas ou fechadas, bem como para acesso e/ou permanência em estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e de órgãos públicos”.
O texto recomenda o uso de máscara em ambientes fechados, às pessoas imunocomprometidas, com comorbidade de alto risco ou sintomas gripais; e o uso do transporte público.
Ainda segundo o decreto nº 17.030, fica facultada a exigência da utilização da máscara, em que por comum acordo ou deliberação interna, se mantenha o seu uso, como: estabelecimentos industriais, bancários e prestadores de serviços durante suas atividades. Ainda as igrejas, condomínios, entidade sem fins lucrativos e associações durante suas assembleias, reuniões, eventos ou atividades coletivas.
A obrigatoriedade do uso da máscara continua para profissionais de saúde e de Instituições de Longa Permanência, e também para o público que necessitar dos serviços ou entrar nestas unidades. O uso da máscara segue obrigatório ainda para estudantes, profissionais de educação e creches da rede municipal e para o quem trabalha ou visita pessoas privadas de liberdade.
A tomada de decisão ocorre após o governo municipal, como em outros municípios, registrar baixo índice de ocupação dos leitos públicos e particulares em hospitais da cidade e região do Médio Paraíba com diminuição de casos graves e de positividade dos exames.