VR terá dois projetos de inclusão digital para idososCris Oliveira

Volta Redonda - Um termo de fomento para um projeto de inclusão digital para idosos em Volta Redonda, o E-Idoso foi assinado prefeito Antonio Francisco Neto, nesta segunda-feira, dia 18. A ação acontece com o financiamento do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMDIVR), por meio de um projeto apresentado pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) à Fundação Itaú.
As atividades gratuitas e destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, atenderá moradores de Volta Redonda, Barra do Piraí e Pinheiral. As aulas acontecerão no Centro Integrado de Saúde e Assistência ao Idoso da APP-VR, na Rua 535, no bairro Nossa Senhora das Graças. A capacitação irá ajudar as pessoas a navegarem na internet, acessar sites, utilizar redes sociais, aplicativos e serviços com segurança.
Segundo o prefeito Neto, a intenção do governo municipal é dar condições aos idosos de terem uma vida ativa e produtiva.
“Sem dúvidas, estes projetos garantem a independência dessas pessoas, promovendo uma melhoria na autoestima e na saúde. Os Cras são uma ferramenta importante e que nós queremos ampliar ainda mais. Queremos promover a qualidade de vida dos nossos idosos. Volta Redonda sempre foi uma referência no cuidado com a Melhor Idade e vamos reconquistar este título”, declarou Neto.
Já a secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, falou da importância das atividades depois de dois anos de pandemia.
“Esses dois anos de isolamento mostraram o quanto a internet e a tecnologia estão presentes em nossas vidas. E os idosos também sofreram com isso. Agora que estamos voltando à normalidade, é importante capacitar a Melhor Idade, promovendo uma ressocialização e integração com o mundo digital”, falou Carla.
O presidente da AAP-VR, Ubirajara Vaz, abordou sobre a necessidade de garantir a independência dos idosos.
“Esses projetos buscam garantir a capacitação e a independência de idosos. É uma tentativa também de evitar que essas pessoas sejam vítimas de golpes e saibam utilizar aplicativos e serviços de forma correta”, frisou.
Outro projeto que também irá começar é o de Inclusão Digital de Idosos, conquistado junto à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Inclusão Digital de Idosos foi conquistado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Delegado Antonio Furtado. A expectativa é atender cerca de 500 idosos.
Com a verba, 50 novos computadores serão adquiridos. Volta Redonda já conta com atividades inclusivas aos idosos realizadas pela Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).
"Eu sou da Comissão de Defesa do Idoso da Câmara. O idoso para mim sempre é, e sempre será, prioridade. Nós estamos enviando 25 computadores para a prefeitura, para serem promovidos cursos nos Cras. E a capacitação dos idosos não pode esperar. Isso vai garantir com que possam ter mais independência, autoestima e saúde", comentou o deputado Delegado Antonio Furtado, ressaltando que enviará verba para a compra de mais 25 computadores.