VR promove ‘Se Liga no Papo’ no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa CecíliaSMDH

Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda realizou na segunda-feira, dia 25, mais uma edição do “Se Liga no Papo”. O encontro no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, contou com depoimentos da professora de História, Adelaide Maria, e da indígena Xavante Jéssica Lima.
A intenção do projeto, que foi lançado em março deste ano, é a cada 20 dias, convidar lideranças de vários movimentos populares ligados à comunidade negra para falar da vida, das dificuldades encontradas e conquistas realizadas. As participantes também relatam como enfrentaram o racismo, o preconceito e como isso interfere no dia a dia de cada um.
Adelaide é professora de História nas redes de ensino de Volta Redonda e de Piraí, militante da luta pelos Direitos Humanos, vice-presidente do Movimento de Conscientização Negra em Volta Redonda, integrante da Pastoral Afro e conselheira no CENIERJ (Conselho das Estudantes Negras do Interior do Rio de Janeiro).
Jéssica Lima, indígena do povo Xavante, é graduada em Psicologia pela UFF (Universidade Federal Fluminense), militante das causas dos povos que vivem nas aldeias e produtora na executiva da I Bienal de Arte Indígena do Rio de Janeiro. Ela contou histórias reais sobre os índios, que normalmente as crianças não tiveram conhecimentos nas escolas.
VR promove ‘Se Liga no Papo’ no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília  - SMDH
VR promove ‘Se Liga no Papo’ no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília SMDH
Os depoimentos são gravados e serão transformados em documentário para a exibição em espaços públicos, escolas, CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), associações, buscando levar conhecimentos de lutas e superação para os jovens.
Na primeira edição, participou a sindicalista Jorgina dos Santos (a primeira presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas do Sul Fluminense) e a Mãe Célia de Moraes, dona de um terreiro de Umbanda e líder espiritual. Elas são filhas de pais mineiros que superaram uma vida difícil no começo e são reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem e ainda continuam realizando em benefício da população.
O projeto “Se Liga no Papo” é uma iniciativa da SMDH, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Centro Cultural Fundação CSN. Segundo a secretaria da SMDH, Glória Amorim, o projeto é muito importante para a memória histórica de Volta Redonda.
“A ideia do projeto é resgatar a luta dessas pessoas que cresceram junto ou no entorno de uma grande empresa, que é a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e como atuaram essas lideranças nas causas de Igualdade Racial e Direitos Humanos, ajudando a construir uma cidade. E lembrar a participação de outros povos, como os indígenas, mineiros, capixabas, que contribuíram neste processo de desenvolvimento de um município forte e progressista. Essas pessoas têm muito a contar para os mais jovens sobre o que viveram com os seus familiares e na carreira profissional”, disse a secretária.