Vigilância em Saúde de VR detectou, nos últimos 15 dias, um aumento no número de casos confirmados da covid-19Reprodução

Volta Redonda - Nos últimos 15 dias,Volta Redonda registrou um aumento nos casos confirmados de Covid-19 na cidade. Segundo dados da Vigilância em Saúde, o número passou de 63 para 119, na semana epidemiológica de 9/5/2022 a 14/5/2022.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que segue monitorando a situação. De acordo com o médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, apesar das novas confirmações nessa semana, a ocupação de leitos na rede hospitalar segue estável, assim como o número de óbitos. Na cidade, o total de mortes em decorrência da doença, desde o início da pandemia é de 1.382.
Ainda segundo Vasconcellos, a queda na temperatura impacta na transmissão de síndromes respiratórias, e por isso, a população deve redobrar os cuidados durante este período mais frio.
“Apesar de esse aumento não se refletir, até o momento, em aumento de ocupação de leitos hospitalares ou óbitos, a situação se caracteriza como um incremento da circulação viral, o que era esperado em se considerando a redução de temperaturas e a sazonalidade, que favorece a ocorrência de doenças de transmissão respiratória em meses mais frios”, citou Vasconcelos.
O médico sanitarista ainda acrescentou que pessoas com sintomas gripais devem fazer o teste para covid e usar máscara em ambientes fechados, mesmo com a liberação do item na cidade.
“Pessoas que apresentem sintomas gripais leves devem usar máscara, principalmente em ambientes fechados. Além disso, é recomendável que esses moradores façam o teste para Covid-19 e completem o esquema vacinal contra a doença, com as duas doses da vacina mais o reforço”, disse Carlos.
Volta Redonda disponibiliza testes para covid-19 em todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs). O horário de atendimento é das 8h às 16h. Sendo que as unidades: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude I, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande atendem até as 18h30.