Trabalhos de troca de redes de água e esgoto são os primeiros a serem realizadosCris Oliveira/Secom PMVR

Volta Redonda - As obras de revitalização e infraestrutura da Rua 33, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda continuam. Segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), os trabalhos começaram há duas semanas com escavação e a troca total da rede de água e esgoto, e alcançaram seis quadras - da Rua 60 até a Rua 48, no sentido Praça Brasil.
No total, o Saae-VR substituirá dois quilômetros de tubulação. O diretor-presidente do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, disse que o ritmo de trabalho alcança uma quadra a cada dois dias. E que a troca da tubulação está concentrada neste momento em apenas um lado.
"Iniciamos do lado direito, do sentido Praça Brasil, fazendo a fixação de rede nova. Realizando a ligação de cada ramal para lojas e residências, mas não estamos ligando nos hidrômetros atuais, porque precisamos terminar, pressurizar e aí sim abandonar a antiga rede. Quando terminarmos este lado, vamos começar o esquerdo, sentido Praça Brasil. Sendo que nesta etapa teremos quadras com rede de esgoto também", falou PC.
Ainda de acordo com Paulo Cezar de Souza, a atual tubulação da Rua 33 é de ferro fundido e, pelo tempo e reações químicas, se deteriorou, comprometendo o funcionamento da rede.
"Estamos bem no andamento da obra, não tem transtorno e a população está aceitando bem. A decisão (de realizar a substituição total da rede de água e esgoto) se mostrou acertada em função dos tubos que existiam lá. Instalados desde o início da Vila Santa Cecília, mais de 70 anos sem nenhuma intervenção; existe a corrosão do material e os processos químicos que ocorrem acabam causando o fechamento da passagem da água. É um trabalho preventivo”, esclareceu PC.
Trabalhos de troca de redes de água e esgoto são os primeiros a serem realizados - Cris Oliveira/Secom PMVR
Trabalhos de troca de redes de água e esgoto são os primeiros a serem realizadosCris Oliveira/Secom PMVR
Depois da conclusão da troca das tubulações de água e esgoto, as empresas responsáveis pelos serviços de telefonia, eletricidade e transmissão de dados poderão atuar. Um novo ordenamento do cabeamento ficará todo na parte subterrânea da rua.
"Terminando o nosso trabalho, os outros serviços: telefonia, elétrica, TV a cabo terão uma noção por onde poderão seguir. Já vai ter a nossa rede localizada e eles podem trabalhar", concluiu PC.
A obra do Saae na Rua 33 faz parte do projeto de revitalização e melhoria da infraestrutura da via, que conta também com nova pavimentação da pista de rodagem; adequações no piso das calçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais; modernização dos pontos de ônibus; plantio de novas mudas de árvores, na maioria arbustos com floração; e implantação de paraciclo, estrutura que possibilita apoiar e trancar a bicicleta de forma segura.