Hanseníase tem cura e tratamento é disponibilizado de forma gratuita no SUSDivulgação/Agência Brasil
A iniciativa é uma ação do Programa de Controle de Hanseníase (PCH), junto com a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Centro de Doenças Infecciosas (CDI), que visa orientar a população sobre sinais e sintomas, incentivando os pacientes durante seu tratamento, além de combater o preconceito.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica em Saúde da SMS, Albaneia Baylão, as consultas serão por demanda espontânea para todos os moradores de Volta Redonda, ou seja, para qualquer atendimento não programado na unidade de saúde.
“Se você tem alguma mancha na pele, com alterações de cor, sensibilidade ou qualquer outro tipo, venha participar desta avaliação dermatológica. Muitas destas manchas são causadas por doenças completamente passíveis de cura, com todo o tratamento e toda medicação fornecida pelo SUS”, disse a coordenadora.
O contágio da hanseníase se dá pelo contato com o bacilo Mycobacterium leprae, transmitido por convívio próximo e prolongado, de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para outra, através das vias aéreas, por meio das gotículas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças, de todas as classes sociais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.