Festival é destinado a crianças e jovens de oito a 17 anos, com e sem deficiênciaArquivo/PMVR
De acordo com o coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Raul Vitorino, em 2021, 100 crianças participaram do evento no município e, até agora, 40 inscrições foram feitas para a edição 2022 em Volta Redonda. “A expectativa para este ano é atender 150 pessoas”, disse.
Ele lembrou que a prioridade das inscrições é para crianças e jovens com um dos quatro tipos de deficiência: física, visual, auditiva ou intelectual. “As pessoas sem deficiência ficam com 20% das vagas”, explicou Raul.
O Festival Paralímpico ocorre, simultaneamente, em 98 pontos do país, das 9h ao meio-dia. E Volta Redonda foi um dos cinco locais escolhidos no Estado do Rio de Janeiro. O evento conta com três modalidades por sede, e no município serão Atletismo, Parabadminton e Parataekwondo – esporte que estreou nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2020.
A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, afirmou que Volta Redonda já trabalha a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no esporte. “Temos o badminton, vôlei sentado e o parataekwondo. Além disso, promovemos a Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), com provas de atletismo, natação, tênis de mesa, futsal, judô, jogos de tabuleiro, circuito de habilidades, vôlei sentado, goalball, parabadminton e parataekwondo”, ressaltou Rose.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.