Grupo de 40 alunos do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da rede pública de Volta Redonda visitou teatroSME/Secom PMVR
“Foi maravilhoso, uma experiência perfeita. O que mais gostei foi ver os bailarinos no palco. É muito lindo. Nunca tive a oportunidade de ir a um teatro, ainda mais tão lindo. Parece cena de novela”, contou empolgada a jovem Gabrielly Alcebíades, de 15 anos, aluna do 9º Ano.
A diretora-geral da escola, Marli da Silva, explicou que a ida dos estudantes ao Theatro Municipal faz parte do projeto “Estudo do meio”, idealizado pela unidade escolar e que busca oportunizar aos alunos vivências além daquelas que tradicionalmente a escola oferece.
“É uma maneira de mostrar outros caminhos. Além disso, a professora Sahra viu a propaganda do Projeto Escola, promovido pelo Setor Educativo do Theatro Municipal, e nos comunicou. Ao ler o projeto, enxergamos uma oportunidade e acreditamos em criar momentos de cultura e saber para além da escola”, disse a diretora.
Marli explica que realizou a inscrição no Projeto Escola em abril, e as equipes participaram de três reuniões on-line e duas pesquisas antes de a escola ser escolhida para participar.
“Estamos felizes em ver o encantamento nos olhos dos nossos alunos. Um ambiente histórico onde pudemos observar os detalhes artísticos do prédio, sua imponência e beleza, ser acolhidos. Conhecer o corpo de Ballet e a Orquestra Sinfônica em uma belíssima apresentação de Macunaíma, uma obra importante da cultura brasileira, foi um privilégio”, citou a diretora Marli.
Para o secretário municipal de Educação, Júlio Cyrne, a visita dos alunos ao Theatro Municipal do Rio e a presença em um espetáculo no local vão, além de reforçar o trabalho desenvolvido na escola, contribuir para a formação desses jovens como cidadãos.
“A Secretaria Municipal de Educação (SME) trabalha e incentiva constantemente essa integração do conteúdo aplicado na escola com atividades externas. Muitos desses alunos não têm acesso a esse tipo de cultura, de evento, e essa iniciativa abre um mundo de possibilidades para eles, oferecendo oportunidades”, ressaltou o secretário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.