Exposição 'Mulheres Incríveis' reúne 20 fotografias de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama e pela mastectomiaArquivo/Secom PMVR
A exposição “Mulheres Incríveis” reúne 20 fotografias de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama e pela mastectomia. O objetivo é criar uma mensagem de otimismo e superação, conscientizando a população a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A fotógrafa Fabíola Ito, que já tinha as mulheres como tema de seu trabalho, voltou o foco para o Outubro Rosa em 2018, a convite da funcionária pública Kátia Salles que teve câncer de mama, em 2011, e hoje coordena a exposição.
Hoje, mais de 120 mulheres acometidas pelo câncer de mama já foram retratadas. “O objetivo é, através da estética artística, mostrar a trajetória durante o tratamento, com momentos difíceis, etapas dolorosas, mas também com a cura e a superação”, disse Fabíola, acrescentando que a falta de confiança em si mesma e a falta de autoestima que o tratamento por vezes traz, são um convite para o autoconhecimento através da sessão fotográfica, que traz o olhar para o que foi esquecido e os sonhos para o futuro.
A exposição de fotografias “Mulheres Incríveis”, no Zélia Arbex, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, além desse horário, as obras podem ser vistas por fora da galeria que tem paredes de vidro.
De acordo com a mastologista, Gisele Adriana Limonge de Oliveira, que apoia o projeto, a atividade vai ressaltar a importância da atividade física como forma de prevenção à saúde. “Além de promover um movimento pelo bairro, levando a mensagem de prevenção e cuidado, chamando atenção de mais pessoas”, falou.
Devem procurar o exame de mamografia mulheres de 50 a 69 anos. Já o serviço preventivo do câncer ginecológico deve ser visto com mais atenção pelas mulheres de 25 a 64 anos. Entretanto, todas as mulheres a partir do início da vida sexual também devem procurar atendimento para uma avaliação ginecológica. O serviço pode ser solicitado em uma das 46 unidades básicas de saúde e da Família (UBSs e UBSFs) do município.
Também estão previstos três “Dias D” de prevenção, sempre aos sábados, sendo um a cada mês: o primeiro foi no último sábado, 08/10; e os próximos em 19/11 e 10/12. Nestas datas, as 46 unidades básicas de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, com todos os serviços voltados à saúde da mulher.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.