Federar conquistou o Aberto da Austrália - AFP
Federar conquistou o Aberto da AustráliaAFP
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Austrália - Um dia depois de voltar a fazer história com o seu 20º título de um Grand Slam, agora ao se sagrar campeão do Aberto da Austrália pela sexta vez, o suíço Roger Federer figurou nesta segunda-feira na vice-liderança do ranking da ATP com apenas 155 pontos de desvantagem em relação a Rafael Nadal, que sustentou a primeira posição.

Vice-campeão em Melbourne no ano passado, quando caiu justamente diante de Federer em uma decisão épica, o espanhol abandonou o duelo que travava com o croata Marin Cilic nas quartas de final do torneio australiano, por motivo de lesão, e teve descontados os pontos que não somou por não avançar sequer à semifinal em 2018.

Assim, corre o risco de perder a liderança para Federer já em fevereiro, mesmo com o fato de o recordista de títulos de Grand Slam não estar inscrito em nenhum torneio até março, quando disputará o Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos.

No próximo mês, Nadal tem participação prevista no ATP 500 de Acapulco, marcado para começar no dia 26 e onde lutará para ao menos defender os 300 pontos que conquistou pelo vice-campeonato do evento mexicano no ano passado. Como o espanhol ainda está em uma situação física incerta e precisará ficar afastado para se recuperar de lesão antes de retornar às quadras justamente no México, não será uma grande surpresa se o atual número 1 do mundo for eliminado até as semifinais.

Marin Cilic, por sua vez, galgou três postos no Top 10 após avançar à final do Aberto da Austrália e assumiu a terceira posição. O croata só caiu após cinco sets na decisão contra Federer e agora festeja a sua melhor colocação da carreira na ATP, na qual ele ultrapassou de uma vez só o búlgaro Grigor Dimitrov, o alemão Alexander Zverev e o austríaco Dominic Thiem, agora nos respectivos quarto, quinto e sexto lugares.

Logo abaixo deste grupo está o belga David Goffin, que sustentou a sétima posição. Já o norte-americano Jack Sock, o argentino Juan Martín del Potro e o espanhol Pablo Carreño Busta ganharam um posto cada um e fecham, nesta ordem, o Top 10. O trio foi beneficiado pela queda de sete posições do suíço Stan Wawrinka, que desceu do oitavo para o 15º lugar após ser eliminado já na segunda rodada deste Aberto da Austrália.

Novak Djokovic, por sua vez, foi outro a se aproveitar da queda expressiva do suíço. Ex-número 1 do mundo, o sérvio subiu de 14º para 13º, mesmo depois de ter caído nas oitavas de final do Grand Slam realizado em Melbourne.

BRASIL FORA DO TOP 100 - O Brasil, por sua vez, voltou a ficar sem nenhum tenista no Top 100 de simples da ATP. Rogério Dutra Silva, que ocupava o 98ª posição, desceu três postos e agora está em 101º no geral depois de ser eliminado em sua estreia nesta edição do Aberto da Austrália.

Já Thomaz Bellucci, mesmo sem jogar o Grand Slam enquanto cumpre suspensão por doping, subiu duas posições e assumiu o 107º lugar Outro único brasileiro do Top 200, Thiago Monteiro caiu de 116º para 117º.

Você pode gostar
Comentários