A vacinação contra a febre amarela prossegue em todo o estado - Severino Silva
A vacinação contra a febre amarela prossegue em todo o estadoSeverino Silva
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Mesmo com o dia nublado e com chuva em alguns pontos da cidade, os postos de saúde do estado e do município ficaram lotados de pessoas em busca da vacina contra a febre amarela. É que hoje foi o dia D de vacinação contra a doença. As unidades de saúde das 92 cidades do Estado atenderam exclusivamente à imunização.

No município do Rio a expectativa é que até às 17h mais de 300 mil pessoas tomem a dose fracionada — que tem o mesmo efeito da plena e dura 8 anos. No estado do Rio faltam ser imunizados cinco milhões de pessoas. A Secretaria de Saúde ainda não informou o número de vacinados.

O prefeito Marcelo Crivella, acompanhado da primeira-dama Silva Jane Crivella e do secretário municipal de saúde, Marco Antônio de Mattos, estiveram no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, na Zona Sul do Rio, e participaram do mutirão.

"Até às 17h estamos de portas abertas. Temos a esperança de vacinar 300 mil pessoas até o final do dia. Estamos preparados (com profissionais e com vacinas). É importante lembrar que, não temos nenhum caso de humano ou macacos infectados no município", lembrou Crivella.

Ainda de acordo com o prefeito, um milhão e setecentas mil pessoas foram imunizadas no ano passado, na cidade. "Nos últimos dez dias vacinamos quase 350 mil pessoas e esperamos vacinar, hoje, outras milhares", salientou e acrescentou: "Somando o ano passado e esse ano vamos passar da metade da população vacinada na cidade", comemorou Crivella pelo feito.

O secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, lembrou que nos últimos dias aumentou o número de macacos mortos pela população. Mattos fez um apelo para que esses animais não sejam assassinados. "Pedimos que, em hipótese nenhuma, a população mate os macacos. As análises vem mostrando coisas terríveis que eles sofreram. Não há necessidade disso. Eles são vítimas como os humanos", lembrou. Mattos salientou que a população carioca deve procurar os postos de vacinação para a imunização. "Fazemos um apelo: todos devem se vacinar. No entanto, não tem necessidade para as pessoas se desesperarem. Teremos doses para todos. Hoje, ao longo do mês e do ano", completou.

Antes do bloco, vacina contra a febre amarela

Um dos mais animados no posto da Gávea era o engenheiro civil Felipe Martins, 24 anos, que vestido da personagem Hera Venenosa, vilã na série Batman, deixou os amigos esperando no "Bloco Desliga da Justiça" e foi se proteger. "Durante a semana não tive tempo e as filas também estavam longas por isso deixei para hoje, no dia D. Como sou o único do grupo que ainda não me vacinei, deixei eles lá e corri aqui para tomar a vacina", após ser vacinado Felipe brincou: "Agora já posso brincar tranquilo. Agora é aproveitar o bloco sem dor de cabeça, pois estou protegido".

E não foi só Felipe que foi se proteger. A modelo Camila Santos, 24, também foi se vacinar. "Viajo pelo país trabalhando e a gente precisa se proteger. Lembro a todos, venham se vacinar".

O guarda municipal Alvanito dos Santos Neto, 50, deu uma escapadinha do serviço e correu para tomar a dose da vacina contra a febre amarela. "Nós percorremos toda a cidade a serviço, por isso a importância de ser vacinado. Estava acompanhado o prefeito e aproveitei para me proteger".

Você pode gostar
Comentários