Rio - Em 2017, o número de recalls voltou a subir. Segundo dados do Procon, cerca de 1.8 milhão de carros foram convocados para reparos. O total dos chamados é aproximadamente 20% superior ao ano de 2016, quando 1.5 milhão de unidades foram convocadas pelas montadoras. No momento, a Renault, Peugeot e Toyota estão com uma campanha para consertos de modelos com problemas de fabricação. Em 2017, o número de recalls voltou a subir. Segundo dados do Procon, cerca de 1.8 milhão de carros foram convocados para reparos. O total dos chamados é aproximadamente 20% superior ao ano de 2016, quando 1.5 milhão de unidades foram convocadas pelas montadoras.
Diante do aumento, vale a pena entender como funcionam os procedimentos do conserto e, principalmente, os direitos do cliente na transação. O primeiro deles é a garantia de gratuidade, pois os reparos não podem trazer nenhum ônus ao consumidor.
Se o seu carro estiver na lista de chassis convocados, é necessário entrar em contato com o telefone fornecido no comunicado da montadora, que provavelmente indicará ao usuário o local onde o reparo ou ajuste será realizado. O recall é registrado na documentação do veículo, e pode ser checado pelas autoridades.
No entanto, se o dono do carro não comparecer ao chamado em até um ano, é possível ir à concessionária a qualquer momento, pois o reparo é um direito garantido. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor tem uma Lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou mesmo a segurança das pessoas. Os erros das montadoras na linha de produção estão enquadrados no dispositivo.
VALOR DE VENDA
Um carro com problemas de fabricação, mesmo que sanados, é menos valorizado que outro do mesmo modelo que nunca tenha passado por reparos. No momento da compra, o cliente pode pedir abatimento do valor caso o veículo que esteja à venda tenha passado por recall.
MODELOS EM RECALL
No caso da Toyota, 10.215 unidades de Hilux, SW4, Prius e Lexus NX 200t foram convocados por problemas no sensor dos airbags frontais, laterais e de cortina. Em relação à Peugeot, 3.937 donos de unidades dos modelos 308 e 408 deverão procurar a montadora por conta de um defeito nas mantas de isolamento acústico do capô. Já a Renault anunciou a convocação de donos de 1.918 unidades do subcompacto, fabricadas entre 9 e 16 de setembro do ano passado. Segundo a montadora, há prováveis defeitos no berço do motor, peça conectada a elementos da suspensão.