Apagão: foto feita na plataforma da estação Vicente de Carvalho, da linha 2 do Metrô Rio - Facebook Onde Tem Tiroteio-RJ
Apagão: foto feita na plataforma da estação Vicente de Carvalho, da linha 2 do Metrô RioFacebook Onde Tem Tiroteio-RJ
Por ADRIANO ARAÚJO

Rio - O forte temporal que atingiu a cidade durante toda a madrugada desta quinta-feira provocou o caos no transporte público no Rio. Na SuperVia, um dirigível caiu em cima da rede aérea e paralisou o ramal Santa Cruz, mas outros ramais foram prejudicados com a chuva. A tempestade também causou problemas nos três corredores do BRT. Nos serviços do VLT e do Metrô Rio, a causa dos problemas foi a falta de luz. O trânsito também deu um nó em diversas vias, provocando um total de 95 quilômetros de congestionamento.

A falta de luz provocou transtornos para quem usou a linha 2 do Metrô Rio e deixou os intervalos irregulares. De acordo com a concessionária, a queda de energia foi causada no abastecimento da Light. Os atrasos começaram às 8h20, de acordo com a empresa, e o sistema entrou em processo de normalização às 9h41.

Os atrasos começaram por volta das 8h. Entretanto, desde o início da manhã, por conta dos atrasos nos trens da SuperVia e o caos no trânsito causados pelo temporal, composições do metrô também estão lotadas além do normal para o horário, com várias composições passando cheias. As linhas 1 e 4 não foram afetadas pela falta de energia.

A queda de energia também prejudicou a circulação do VLT na Região Central do Rio. De acordo com a concessionária, o problema afetou as linhas 1 e 2, que ficaram paradas por cerca de uma hora. Por volta de 8h15, a operação entrou em processo de normalização.  

Procurada, a Light disse que o fornecimento de energia para estação Vicente de Carvalho foi restabelecido às 10h12. Os técnicos continuam trabalhando, com prioridade, para normalizar o fornecimento nas estações da Pavuna e Rubens Paiva. Ainda não há informações sobre a queda de luz o VLT. A concessionária informou que o temporal foi causador das interrupções.

Na Zona Oeste, um dirigível caiu na rede elétrica da SuperVia perto da estação Vila Militar e prejudicou a circulação de trens na manhã desta quinta-feira. Por causa do problema, todas estações do ramal Santa Cruz foram fechadas por volta das 7h.

A concessionária informou que o serviço do ramal Saracuruna foi suspenso e todas as estações foram fechadas, assim como as extensões Vila Inhomirim e Guapimirim, após a queda de uma árvore. Os trechos foram normalizados e as estações abertas às 13h40.

Às 10h05, a circulação foi retomada parcialmente entre Gramacho e Central do Brasil, mas as estações Olaria, Ramos e Penha Circular seguiam fechadas às 14h20 em função de alagamento nos túneis de acesso.

Passagem subterrânea para acessar a estação de trens de Ramos , na Zona Norte - Leitor @Avan__RJ / Twitter

Já no ramal Belford Roxo, a circulação de trens ocorria apenas no trecho entre Pavuna e Belford Roxo. Às 8h, não havia partidas na Central.

Segundo a SuperVia, a estação Piedade ficou interditada para embarque e desembarque. Os trens sentido Deodoro não paravam nas estações Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier, Piedade e Quintino após a queda de um muro, mas a circulação foi normalizada às 9h50.

Problemas também no BRT

Os corredores do BRT também sofrem com problemas desde o início da madrugada desta quinta-feira, quando começaram a circular com intervalos irregulares. Até as 10h15, o serviço do Transoeste tinha problemas e não circulava até Campo Grande, além de ter um trecho interrompido no sentido Santa Cruz. 

Segundo o consórcio, os serviços  que ligam Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, foram interrompidos "por medida de segurança em razão da baixa visibilidade, péssimas condições da pavimentação e árvores na pista."

À 1h, a queda de árvores na altura da estação Rio 2 provocou irregularidade nas linhas dos corredores Transcarioca e Transolímpica. A operação nos três corredores — incluindo o Transoeste — foi suspensa à 1h30m.  

Chuva alagou terminal Alvorada do BRT - Leitora Graça Paes

Os BRTs dos Transcarioca e Transolímpica voltaram a operar com irregularidade a partir de 1h50 e, pela manhã, os intervalos nos dois corredores foram normalizados. No corredor Transoeste, o trecho a partir da estação Pingo D’Água permanece interrompido até Santa Cruz. O serviço para Paciência já voltou a funcionar, mas ainda não há para Campo Grande.

Trânsito caótico após alagamentos e quedas de árvores

A chuva também prejudicou os motoristas que passavam pelas vias expressas nesta manhã. Em toda a cidade foram 95 quilômetros de congestionamento, registrado às 8h30, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR). Por causa de alagamentos, há retenções na Avenida Brasil no sentido Centro, em Realengo, entre Guadalupe e a Penha, da Penha até Ramos e na altura de Manguinhos. De acordo com o Centro de Operações, há também bloqueios em Manguinhos. O trânsito é lento desde o Caju.

Mais cedo, uma queda de árvore provocou o fechamento de trecho da Linha Vermelha. Também há retenções de Duque de Caxias até o Parque das Missões, na altura do Galeão, e entre o Complexo da Maré e o Caju.

Trânsito parou por conta de alagamento na Avenida Brasil - Divulgação / BTN

Veja todas as ocorrências na cidade

Queda de Árvore:

Pista lateral da Av. Brasil, sentido Centro, altura de Ramos. Via parcialmente liberada;

Linha Vermelha, altura dos quilômetros 8, 10 e 12, sentido Centro. Via parcialmente interditada;

Estrada de Jacarepaguá interditada, no sentido Rio das Pedras, altura da R. Flordelice. Desvio: Estr. do Engenho D´Água;

Rua das Laranjeiras no sentido Cosme Velho, altura R. Gen. Glicério. Uma faixa ocupada;

Rua Cachambi, altura do nº 238, no Cachambi. Uma faixa ocupada;

Estrada do Galeão, altura do nº 2.750, na Portuguesa. Três faixas ocupadas no sentido Linha Vermelha;

Estrada do Pau-Ferro, altura do nº 231, no Pechincha. Uma faixa ocupada;

Rua Cambaúba, altura do nº 884, no Jardim Guanabara. Uma faixa ocupada;

Estrada do Catonho, sentido Jardim Sulacap. Uma faixa ocupada.

Estrada Benvindo de Novaes, altura do nº 927, no Recreio dos Bandeirantes. A queda de árvore foi seguida de um incêndio com rompimento de tubulação de gás. Via parcialmente interditada.;

Rua Capitão Barbosa, altura do nº 170, no Cocotá. Via Interditada;

Largo da Freguesia (Jacarepaguá), sentido Grajaú-. Uma faixa ocupada;

Av. Gomes Freire, altura do nº 380, na Lapa. Via parcialmente liberada;

Av. Albérico Diniz, entre os números 2.895 e 595, em Jardim Sulacap;

Estrada Intendente Magalhães, em Vila Valqueire, altura da Tradição, sentido Centro. Via interditada. Reversível montada no local;

Estrada de Jacarepaguá, altura do nº 4.710, no Anil, sentido Centro~;

R. Martins de Nantes, altura do nº 112, em Guadalupe;

R. São Francisco Xavier, altura do nº 449, no Maracanã;

R. Iriquitia, alura do nº 447, na Taquara.

Bolsão d'água:

Estrada dos Bandeirantes, altura da Merck, na Taquara. Via parcialmente interditada.

Av. Brasil, altura do Caju, Manguinhos e Benfica. Via parcialmente interditada;

Av. Francisco Bicalho, altura da Rodoviária e da Leopoldina, sentido Centro. Via Parcialmente Interditada;

Av. Eng. Souza Filho, no Itanhangá, altura da estação Azul

Presente.

Deslizamento de muro:

Rua Clarimundo de Melo, altura do nº 827, em Piedade. Uma faixa ocupada.

Queda de muro:

Rua Itamarati, altura do nº 364, em Cascadura.

Queda de poste:

Praia da Guanabara, altura do nº 1.391, na Ilha do Governador.

Rua Potirendaba, altura dos números 33 e 150, em Vila Valqueire.

Você pode gostar
Comentários