Blitz de conscientização dos motoristas sobre os cuidados com animais na rua.Divulgação

Angra dos Reis – O Departamento Bem Estar Animal, da prefeitura, vem realizando campanha de adoção de animais, com objetivo de garantir que cães e gatos vítimas de maus tratos ganhem um novo lar. A estatística aponta que o número de animais abandonados tem crescido na cidade, desde a pandemia e, muito deles têm sido vítimas de atropelamento. 
Para conscientizar a população sobre a prevenção da vida desses animais que o Departamento com apoio de ONGs defensoras desses animais, realizou uma blitz no trânsito. A ação foi na Praia do Anil. Os veículos eram abordados pelos voluntários envolvidos na ação e além de serem alertados sobre como proceder no trânsito em caso de atropelamento dos animais, os motoristas eram incentivados a prática de adoção e levavam de brinde um saquinho de ração, para alimentar os animais encontrados na rua.
Segundo Edilza Barbosa – coordenadora do controle populacional, do Bem Estar Animal, desde a pandemia que esse número de animais na rua tem aumentado, isso caracteriza abandono e Angra já é costume as pessoas veem animais sendo levados pelos seus “donos” pelas ruas da cidade, com sede, as vezes como fome, dormindo na rua, isso também é maus tratos.
Outro alerta aos motoristas foi sobre, o atropelamento, neste caso se não puder evitar o condutor do veículo é obrigado a prestar todo atendimento, inclusive acionar ou transportar o animal do local do acidente até um médico veterinário.
Os motoristas aplaudiram a iniciativa. Celso Rodrigues do Nascimento, 43, é motorista de aplicativo e disse que já perdeu a conta de ver a quantidade de cães pelas ruas. “Desde a pandemia que a gente vê todos os dias animais jogados, chega até ser feio, para uma cidade como a nossa turística. Esses animais ficam nas portas de restaurante, nessa semana até em uma lan house, tinha um cachorro cheio de bichos” – disse.
Para maiores informações sobre adoção entre outros assuntos, o Departamento Bem Estar Animal, funciona na Praça Zumbi dos Palmares, no centro. O atendimento também pode ser feito pelo telefone 3377 4527.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.