Agentes da Redec-4 Costa Verde coordenando o simulado.Divulgação/Redec-4 Costa Verde
Secretaria de Estado de Defesa Civil, Sedec-RJ e Corpo de Bombeiros realizam simulado de desocupação em áreas de risco na Costa Verde
As ações foram coordenadas pela Redec 04- Costa Verde nos municípios de Angra dos Reis e Mangaratiba, nesse sábado, 26. As sirenes foram acionadas e o trabalho de evacuação colocado em prática. A operação tem por objetivo a prevenção para as chuvas de verão, e abre a Semana Estadual de Redução de Riscos de Desastres .
Costa Verde – O simulado de desocupação foi realizado simultaneamente em 30 comunidades do estado do Rio de Janeiro. Na Costa Verde, os municípios de Angra e Mangaratiba, foram mobilizados. O exercício foi coordenado pela REDEC 04- COSTA VERDE, e realizado em conjunto com as Secretarias de Defesa Civil de Angra dos Reis, no bairro da Monsuaba, e de Mangaratiba, no bairro Cachoeira II. O objetivo do exercício foi mobilizar de forma preventiva as pessoas que residem em áreas de risco.
Esse trabalho de prevenção é realizado o ano todo nas comunidades vulneráveis, preparando os agentes que vão atuar no deslocamento, garantindo a segurança da população até os pontos de apoio pré- estabelecidos pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
A dona de casa Sirléia da Silva,55, moradora da Monsuaba, em Angra, disse estar sempre ativa para reuniões, simulados, tudo que envolve aprender a como se comportar em situações de chuvas fortes e desastres. Ela garante que sabe muito bem como proceder.
"Começou a chover forte eu vejo o celular e vou acompanhando as informações da Defesa Civil pelo SMS, começa a descer lama pelo morro eu já procuro abrigo mais pra baixo e vou para o ponto de apoio que a Defesa Civil orienta. Com chuva a gente não brinca, acontece muito rápido” - disse a moradora se referindo a última enxurrada, em abril deste ano, a maior chuva da história, 700mm no continente. No bairro Monsuaba foram registrados 655mm de chuva em 48hs( Fonte Boletim Oficial nº 1475 de 2/04/2022).
Em todo o Estado 16 municípios participaram do simulado de evacuação que envolveu cerca de 14 mil moradores.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.