Beleza das praias de Arraial do Cabo contrasta com a realidade da violência urbana, que tem afetado muito o turismo local - Ravel Balbino / arquivo pessoal
Beleza das praias de Arraial do Cabo contrasta com a realidade da violência urbana, que tem afetado muito o turismo localRavel Balbino / arquivo pessoal
Por O Dia
ARRAIAL DO CABPO- A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, publicou nesta quarta-feira (30), um novo decreto flexibilizando o acesso à Praia do Forno, uma das mais visitadas pelos turistas na cidade. Apesar da liberação, o município estabeleceu diversas regras e impôs limite de acesso aos banhistas, permitindo a entrada de apenas 395 visitantes por dia.

As medidas fazem parte do decreto Decreto 3.151. Segundo as novas regras, os banhistas deverão manter a distância de 1,5m entre as pessoas e grupos que estiverem ocupando a faixa de areia. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório. O banhista que não estiver utilizando a proteção terá o acesso à praia negado, entretanto, a retirada da máscara é permitida somente ao entrar no mar.

O novo decreto também permite o comércio ambulante na areia da praia, mas mantém a proibição da venda mesas, cadeiras e ombreones por toda a extensão da faixa de areia. De acordo com a Prefeitura, as novas regras entram em vigor por meio do Plano de Controle e Ação do município, que retoma as atividades econômicas de forma gradual, conforme a curva de transmissão do coronavírus vai caindo na cidade.

A Praia do Forno já possui regras de visitação estipuladas através do decreto nº2.416/17, como por exemplo, a proibição do tráfego de veículos motorizados, bicicletas e similares. Também é proibida a entrada de animais domésticos, e o acesso de banhistas à praia portando garrafas de vidro para consumo de bebidas, aparelhos ou instrumentos que promovam sons, acessórios para churrasco, barracas de acampamento e similares.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Prefeitura de Arraial do Cabo, em 25 de setembro, a cidade registrava 242 casos confirmados e 15 mortos pela Covid-19. Ainda segundo o município, na ocasião, 20 pessoas aguardavam o resultado dos exames para a doença, em isolamento domiciliar.