Fenômeno meteorológico foi observado de diferentes pontos da cidade - Foto: internet
Fenômeno meteorológico foi observado de diferentes pontos da cidadeFoto: internet
Por O Dia
ARRAIAL DO CABO - Um fenômeno meteorológico, conhecido como “nuvem rolo”, chamou atenção de moradores e turistas na manhã deste sábado (3), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Um vídeo gravado por banhistas na Prainha e divulgado na internet, viralizou nas redes sociais ao mostrar a aproximação da nuvem e a reação de pessoas que estavam na praia.

A gravação foi feita no início da manhã, e o fenômeno, que é comum na faixa litoral do Brasil, principalmente, no litoral Sul e Sudeste, foi observado de diferentes pontos da cidade. “Dá medo, mas a imagem é linda”, comentou um internauta. “Foi assustador”, acrescentou outro.

A formação deste tipo de nuvem ainda não é um consenso entre a comunidade científica de Meteorologia. A teoria mais aceita é que o processo de formação da “nuvem rolo” está relacionado quando há um contraste entre massas de ar de diferentes tipos, temperaturas, umidade, densidade e o forte cisalhamento do vento, ou seja, a brusca mudança de direção e velocidade.

Alguns especialistas afirmam que os ventos sopram de direções diferentes na base e no topo da nuvem, dando o formato circular a nuvem. De acordo com o Alerta Rio, neste domingo (4), o céu permanece encoberto, com chuva fraca a moderada, isolada, ao longo do dia. Os ventos estarão moderados e a temperatura segue em declínio, variando de 18ºC a 27ºC.