Ação de limpeza aconteceu nas praias Grande, Forno, Anjos e Prainhas do Pontal do AtalaiaFoto: Divulgação

ARRAIAL DO CABO – Mais de 400 quilos de lixo foram recolhidos nesse sábado (18), durante uma ação de preservação ambiental, realizada em quatro praias diferentes de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O trabalho marcou o Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Oceanos, e aconteceu nas praias Grande, Forno, Anjos e Prainhas do Pontal do Atalaia.
Entre os resíduos encontrados, estão: garrafas pet, talheres, canudos, copos e sacolas de plástico descartável, além de latas de alumínio e guimbas de cigarro. O material foi encontrado na faixa de areia das praias e na área de restinga, em uma iniciativa que teve a participação de mais de 50 pessoas, incluindo voluntários.
Esta é a sétima edição do trabalho, que foi realizado pela Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac), em conjunto com o Projeto Mar Sem Lixo. Durante a ação, também foram distribuídas aos banhistas, sacolas biodegradáveis, que evitam danos ao meio ambiente.
“É nosso dever conscientizar a população sobre a importância de não permitir que esses detritos cheguem ao mar e poluam o meio ambiente, por isso também distribuímos sacolas biodegradáveis nesse dia. O lixo na areia chega inevitavelmente ao mar, afetando a nossa fauna marinha, que é a nossa maior riqueza”, disse o presidente da Aremac, Eraldo Cunha.
A organização informou que todo o material recolhido foi levado para a usina de reciclagem de Arraial do Cabo.