Por leandro.eiro

Rio - Um levantamento feito pela CPFL Energia mostra que o veículo movido a eletricidade é quatro vezes mais econômico se comparado ao carro abastecido com etanol. O estudo veio à tona em meio ao Dia da Mobilidade Elétrica, celebrado hoje pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) para chamar a atenção aos veículos híbridos e elétricos, que geram benefícios ambientais para o planeta. “O estudo mostra que o valor do quilômetro rodado com um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de R$0,19. No movido à eletricidade, este valor é R$0,05”, explica o presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg.

Faltam políticas públicas com incentivos para democratizar híbridos e elétricosDivulgação

Mesmo que veículos híbridos e elétricos possuam vantagens evidentes, eles ainda estão longe de se consolidar no Brasil. Segundo Guggisberg, o principal motivo é a falta de uma política pública com incentivos específicos, como redução de impostos, o que pode baratear o custo do automóvel com tais tecnologias. “Outras barreiras são a ausência de uma malha de infraestrutura de recarga, a falta de regulação da cobrança da energia e de procedimentos claros para a instalação de eletropostos”, enumera Guggisberg.

O executivo ainda fala sobre a importância da sustentabilidade, já que esses veículos não costumam usar combustíveis fósseis, como gasolina, etanol e diesel, poluindo bem menos o planeta. Eles também são silenciosos, podendo melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades. Montadoras como Toyota, Mercedes-Benz, Tesla, Lexus, Porsche, Renault, Volvo e BYD também participaram do evento.

País ainda não possui infraestrutura de recarga de carros elétricosDivulgação

Mais de mil carros por ano

Mesmo com as dificuldades, os emplacamentos de veículos do segmento vem aumentando. E, de acordo com a entidade, as perspectivas são de mais crescimento de mercado e desenvolvimento tecnológico. Em 2016, foram 1.091 licenciamentos, ultrapassando as vendas do ano anterior, com 864 unidades.

Para o executivo, ainda que os números sejam favoráveis, estão aquém do potencial do país, que precisa cumprir suas metas de redução de gases de efeito estufa acordadas em tratados internacionais. Por isso, a migração de matriz energética para os automóveis é bem-vinda. “Temos acompanhado aqui no Brasil uma movimentação das universidades e institutos de pesquisa, preparando os alunos de Engenharia para atuarem nesse novo mercado, com projetos que têm se destacado no cenário internacional. A proposta do Dia da Mobilidade Elétrica é fortalecer as práticas positivas e encorajar esse movimento”, destaca.

Legislação para automóveis brasileira precisa se modernizar. O Renault Twizy nem é reconhecido como carro pela nossa leiDivulgação

Durante um evento realizado pela associação no ano passado, uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT/USP) possibilitou a medição de gases de efeito estufa durante uma carreata de veículos elétricos em São Paulo.

Queda de 50% na poluição

O mesmo teste foi feito na semana seguinte, em meio ao tráfego convencional da cidade. O resultado da comparação entre as duas situações mostrou uma redução de cerca de 50% na concentração de poluentes atmosféricos no percurso do evento.

Carreata

Uma das ações do Dia da Mobilidade Elétrica celebrado no país será novamente uma carreata de veículos do segmento, em São Paulo, a partir das 10h de hoje. No fim do evento, será entregue o primeiro eletroposto público da cidade. Estarão presentes modelos como Tesla Model S (elétrico bivolt 4x4 com autonomia de 440km e que acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 s), a Toyota levará o Prius (primeiro veículo híbrido a ser produzido em escala no mundo, desde 1997 e com seis gerações) e também o Lexus CT 200h (o primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo). A Mercedes-Benz levará seu micro smart fortwo electric drive (elétrico que atinge velocidade máxima de 125 km/h). A Renault vai com o trio Kangoo (utilitário) Zoe e Twizy (compactos). A Volvo com o SUV XC90 T8 nas versões híbrida e elétrica, além de um conceito de ônibus elétrico. Ainda não há uma previsão para a realização de um passeio sustentável no Rio.

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