Naked é feita sob o primeiro chassi de alumínio fabricado pela marca - divulgação
Naked é feita sob o primeiro chassi de alumínio fabricado pela marcadivulgação
Por O Dia

Rio - A Harley-Davidson, icônica marca de motos potentes e brutas, confirmou as expectativas de que prepara uma investida no mercado de veículos limpos. Anunciada como LiveWire, o ainda protótipo é fruto de um estudo feito pela marca em que foram ouvidos mais de 12 mil motociclistas e tem previsão de chegar ao mercado no segundo semestre de 2019. Esqueçam os roncos potentes. O modelo 'limpo' terá um motor com hélice elétrica de 74 cavalos de potência, bem silencioso. Com o conjunto de propulsão, a motocicleta promete fazer o 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos, além de alcançar a máxima de 150 km/h. A autonomia das baterias do modelo ainda não foram reveladas. Mas espera-se pelos números de velocidade máxima que ele preze por isso. Só o conjunto de baterias do modelo pesa cerca de 50% do total, que é 208 quilos.

Moto em filme da Marvel

A naked (descarenada) tem visual voltado para o uso urbano. Inovador, o protótipo foi construído sobre o primeiro quadro de alumínio fabricado pela montadora, mais leve e seguro, provando que ela não é inovadora apenas pelo motor elétrico. Apesar de ainda ser um protótipo e de ter sido anunciada para 2019, o modelo já fez sua 'estreia' em 2015, nas telonas com o filme 'Vingadores: A Era de Ultron'. No longa, a motocicleta foi conduzida por Scarlett Johansson (Viúva Negra) em cenas de perseguição.

À época, devido ao interesse do público no modelo, a montadora chegou a fabricar 40 unidades e disponibilizá-las para clientes testarem pelas ruas dos Estados Unidos. E, em seguida, pela Europa. A elétrica também esteve por aqui no estande da Harley, no Salão Duas Rodas de São Paulo, há três anos.

Para atrair consumidores

O investimento no modelo limpo faz parte de uma tentativa da Harley-Davidson de atrair novos consumidores para a marca. No ano passado, por exemplo, as vendas da montadora apresentaram queda de 6,7% no mundo, na comparação com 2016. O resultado fraco fez o rendimento da empresa ir de US$ 6 bilhões para US$ 5,6 bilhões.

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