No mesmo dia, também será realizada a atualização do cartão vacinal para crianças, jovens e adultosPaulo Dimas

Barra Mansa - Neste sábado, dia 30, acontece em Barra Mansa, o “Dia D” para a imunização contra a Influenza (gripe) em pessoas maiores de 60 anos de idade e profissionais de saúde acima de 18 anos. A imunização ocorrerá em todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h.
No mesmo dia, a vacina triviral será ofertada para profissionais de saúde, de forma seletiva, visando à proteção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Também será possível atualizar o cartão vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos. 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta fase da campanha contra a gripe a meta é vacinar 90% dos idosos a partir dos 60 anos e 90% dos profissionais de saúde com idade igual ou superior a 18 anos. O mesmo percentual de 90% é determinado para a imunização triviral.
Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a vacinação contra a gripe em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade irá começar na segunda-feira, 02 de maio.
“É necessário que os pais levem seus filhos às unidades de saúde para receberem a vacina. O imunizante é 100% seguro e fundamental para proteger contra formas graves da doença”, falou o secretário.
As crianças que estão na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose do imunizante em 2022.
Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
A SMS, também informou que a vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantã. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja eficaz na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficiente contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, destacou a SMS.