Flagrante ocorreu no km 287, da Rodovia Presidente Dutra, no distrito de FlorianoDivulgação

Barra Mansa - Uma carreta bitrem foi flagrada fora do padrão estabelecido no km 287, no posto da Rodovia Presidente Dutra, no distrito de Floriano, em Barra Mansa. O flagrante na tarde de terça-feira, dia 7, foi feito pelo Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante a abordagem, os policiais verificaram que o veículo tinha um cavalo trator e dois semirreboques, com comprimento total de 30 metros, conforme as informações da PRF.
“Esse tipo de bitrem necessita de uma autorização especial de trânsito (AET), pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só permite circular sem autorização veículos com no máximo 19,80 metros de comprimento”.
Ainda segundo a PRF, a carreta levava dois contêineres, tipo de carga que por conta do risco potencial de acidentes graves, estabelece uma fixação específica do contêiner à carroceria do veículo.
“Essa fixação é feita através de quatro pinos metálicos conhecidos como DIFs, um em cada extremidade do contêiner o que garante o correto travamento da carga”, informa a nota.
Ainda no decorrer da fiscalização, os agentes notaram que vários desses DIFs apresentavam danos ou folgas e que alguns deles nem estavam conectados.
“Além disso, o veículo não possuía autorização especial de trânsito necessária e também transitava com excesso de peso de 13 toneladas”, explica a PRF.
Devido às infrações averiguadas e do alto potencial de acidente grave, a carreta foi retida para regularização, e também autuada por transitar com dimensões excedentes sem AET, com excesso de peso e sem equipamento obrigatório.
As fiscalizações da PRF foram intensificadas com o objetivo de aumentar a segurança viária. Ações de educação para trânsito também foram reforçadas com a intenção de levar aos condutores informações relevantes para reflexão sobre o comportamento no trânsito.