Puxamento das linhas férreas da VLI começa a ser feito ainda nesta semana em BMChico de Assis

Barra Mansa - Mais uma intervenção relacionada às obras de readequação ferroviária acontecem a partir desta semana, em Barra Mansa. Será realizado o puxamento das linhas férreas da Concessionária VLI, próximo ao Campo do Ferroviário.
Na última terça-feira, dia 14, foi iniciada a montagem do canteiro de obras com a mobilização de equipamentos, máquinas e equipes de trabalho. A conclusão da ponte, próxima ao Fórum e do viaduto da Saint Gobain, na Barbará, dependem da realocação dos trilhos, como explica o secretário municipal de Planejamento Urbano, Eros dos Santos.
“O ramal ferroviário que corta o perímetro urbano de Barra Mansa é operado pelas Concessionárias MRS Logística e a VLI. A primeira empresa já realizou a realocação dos trilhos. Com o puxamento que será feito nos próximos dias pela VLI, começa a ser definido o novo corredor central, ligando as Avenidas Argemiro de Paula Coutinho, na altura do bairro Barbará, e Siqueira Campos, em Saudade. Com isso, será possível a realização de diversas intervenções urbanísticas, como a instalação das vagas de estacionamento, tão fundamentais para o fortalecimento do comércio, com ações de ampliação das calçadas e a retirada do rotativo de algumas ruas do Centro”, disse Eros.
A previsão é de que a obra nesse trecho seja concluída e inicie a operação dos trens da VLI, dentro de 40 dias. Desta maneira, as frentes de obras na ponte sobre o Rio Barra Mansa e Viaduto Saint Gobain, pelo consórcio construtor atual, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) serão liberadas.
O DNIT é o responsável pelas obras que constam no projeto numa extensão de 4,8 quilômetros do corredor ferroviário urbano na cidade, já o governo municipal, acompanha e fiscaliza todas as etapas das intervenções.