Capacitação abordou possibilidade da aplicação de imunizantes diferentes e riscos da reintrodução de doenças no BrasilFelipe Vieira/CCS PMBM
A capacitação foi conduzida pela enfermeira Paula Bastos Silva Pereira, que, entre outros assuntos, abordou a possibilidade da aplicação de doses de imunizantes diferentes no mesmo dia e os riscos da reintrodução de doenças imunopreveníveis no Brasil.
Ela detalhou ainda a redução da idade para as doses contra a Covid-19, que por determinação do Ministério da Saúde, estão sendo aplicadas em crianças com idade de três e quatro anos. “São orientações importantes e que visam à realização de serviços de qualidade na nossa rede de saúde”.
A coordenadora de Imunização da secretaria municipal de Saúde, Yasmim Rio Verde, disse que a capacitação é um mecanismo para atualização de protocolos e melhorias desde o atendimento até a aplicação dos imunobiológicos.
De acordo com a coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, a vacina contra a pólio é destinada a crianças com faixa etária entre um ano até quatro anos, onze meses e 29 dias. “Mesmo aqueles que já foram vacinados devem tomar a gotinha de reforço. Já a multivacinação servirá para atualizar o cartão de vacina de crianças e jovens de até 15 anos”.
Também no dia D, será possível receber as doses da vacina contra a Covid-19. Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG, CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a quarta dose é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.