Agentes municipais foram orientados sobre gerenciamento de risco e evolução dos relevosPaulo Dimas/CCS PMBM

Barra Mansa - Profissionais da Defesa Civil de Barra Mansa receberam uma capacitação na manhã desta quinta-feira (15), no Parque de Saudade. Participaram do evento o presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Luís Cláudio Magalhães, e a diretora de Geologia do DRM, Joana de Oliveira Ramalho, além do coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos. O tema do encontro foi “Noções Básicas sobre Geologia, Processos Geodinâmicos e Riscos Geológicos – com ênfase em Movimentos Gravitacionais de Massa”.
A diretora de Geologia do DRM informou que o encontro teve como principal objetivo orientar os agentes municipais sobre gerenciamento de risco e evolução dos relevos. “Isso os ajuda a entender melhor os conceitos que subsidiam as ações deles no dia a dia, além das medidas estruturais que a Defesa Civil pode implementar no município para redução de riscos”, apontou.
Luís Cláudio Magalhães ressaltou que é importante um encontro como esse diante das situações calamitosas que já aconteceram em nosso estado este ano, além do cumprimento de um decreto vigente.
“O decreto que norteia o DRM diz que uma das funções é capacitar e apoiar as Defesas Civis dos municípios. Esse é o trabalho de prevenção tendo em vista que daqui a pouco começa o período de chuvas, que hoje está em uma situação muito complicada. Estamos terminando o inverno com dias frios e chuvosos em uma época que não deveria chover muito”, informou o presidente do DRM, que acrescentou ainda que, depois do sul fluminense, os encontros serão realizados em todas as outras regiões do estado, sempre levando as noções básicas, fazendo atualização de dados e tirando dúvidas dos profissionais da Defesa Civil.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, destacou que encontros como o realizado hoje têm muito a acrescentar para uma melhor execução do trabalho da equipe. “Uma vez que a nossa cidade tem uma topografia bastante irregular, com muitas áreas de encosta e localidades que apresentam risco, é de suma importância a qualificação frequente de nossos agentes para trabalharem nessas áreas”, apontou.