Horário especial facilita a doação de sangue de quem é ocupado durante a semana Paulo Dimas/CCS PMBM
A coordenadora da unidade, Thaís Mendes, explicou que a ação tem o objetivo de dar a oportunidade para que novos doadores possam contribuir, sem gerar maiores transtornos no dia a dia deles. “A nossa unidade tem passado por momentos de instabilidade no estoque diário, por causa das baixas temperaturas e da própria procura da população. Por isso, pensamos na alternativa de funcionar neste sábado, para atrair aqueles que não têm tempo durante a semana, e para aqueles que quiserem conhecer nosso espaço”, apontou.
A moradora do bairro Vila Nova, Giulia Carvalho, de 21 anos, foi uma das primeiras na fila para doar. “Estava esperando por um sábado para poder doar, pois trabalho e estudo na cidade vizinha, o que me impede de doar durante a semana”, completando que foi muito bem assistida por toda a equipe da unidade. “As meninas do Hemonúcleo me trataram com muita atenção, foi a minha primeira de muitas que estão por vir”, acrescentou.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Já para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.
O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro da cidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.