Projeto melhora a estrutura para professores e alunos, com lousa digital e área destinada à produção audiovisualChico de Assis/CCS PMBM
O Ciep da Bocaininha é uma das 50 unidades contempladas em todo o Estado do Rio com o projeto E-Tec - Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades. As novas estruturas físicas e pedagógicas beneficiarão, inicialmente, 250 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Ensino Integral. A perspectiva é de que a partir de 2023, a demanda atendida seja de pelo menos 500 alunos.
Segundo Alexandre Valle, o Estado está remodelando os Cieps com a finalidade de reforçar o papel fundamental da educação na reconstrução dos 92 municípios fluminenses.
“As escolas estão estruturadas sobre a perspectiva do século XIX, com professores do século XX e alunos que vivem o século XXI. Por isso, esta mudança é fundamental para criar o sentimento de pertencimento do aluno à escola, evitar a evasão escolar e preparar os nossos jovens para a vida e o mercado de trabalho. Estamos incentivando nossos alunos a buscar carreiras inovadoras, com novos instrumentos à disposição deles, e professores com nova visão de mundo, fazendo a diferença na formação da futura geração fluminense”, destacou.
O projeto melhora a estrutura das salas de aula também para os professores, que passam a contar com recursos com a lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual.
Entre os recursos tecnológicos empregados no projeto estão a distribuição de mais de 24 mil chromebooks, sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, robótica e salas makers.Todas as unidades E-Tecs são sustentáveis e recebem painéis solares e lâmpadas de LED, além de reuso de água, coleta seletiva de lixo e horta comunitária. Outra novidade são os aparelhos de identificação facial. Além de aumentarem a segurança, eles servem para a contenção de despesas, como, por exemplo, o cálculo correto de merenda a ser preparada com base no controle de frequência identificado.
A vice-prefeita Fátima Lima agradeceu ao governador Cláudio Castro pelos investimentos na área da Educação. “As melhorias estão acontecendo e todos podem ver, graças à parceria entre o Estado e o município”.
Para o diretor geral da escola, Everton Oliveira, as novas estruturas serão um estímulo à permanência dos alunos na escola. "Eles terão contato com tudo que há de melhor e mais avançado em inovação tecnológica, o que representa um grande salto de qualidade aos serviços educacionais ofertados". Após o descerramento da placa inaugural, houve visitação às salas de aula e apresentação das novas ferramentas tecnológicas ofertadas pela E-Tec.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.